Muitos passageiros não tiveram cartões de passagem reconhecidos.
Associação disse que até a segunda-feira (11) tudo será normalizado.
Os ônibus urbanos de João Pessoa começaram a circular nesta sexta-feira (8) com novos equipamentos de bilhetagem eletrônica. A troca dos validadores gerou contratempos para os usuários, pois muitos não tiveram seus cartões de passagem reconhecidos pelas máquinas. O fato também fez com que muitos ônibus atrasassem no início da manhã.
O G1 constatou que os usuários que não estavam conseguindo ter seus cartões reconhecidos pelos validadores estavam viajando de graça. A assessoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) disse que já era esperado que alguns cartões não fossem reconhecidos pelos novos validadores e que já estava definido que os passageiros não poderiam ser prejudicados.A assessoria informou também que ainda não dá para saber em quantos ônibus isso aconteceu, nem quantos passageiros viajaram de graça.
Com relação aos atrasos dos ônibus, a assessoria disse acreditar que eles ocorreram em função dos ônibus terem ficado muito tempo em algumas paradas, principalmente nas de mais movimento como o Terminal de Integração do Varadouro, com os usuários tentando fazer com que os cartões de passagem fossem reconhecidos pelos validadores.
A AETC-JP informou que o sistema deve começar a funcionar em sua plenitude até a segunda-feira (11). Nos próximos três dias a equipe técnica da empresa responsável pelos equipamentos de bilhetagem eletrônica vão acompanhar a frota de ônibus de João Pessoa até a segunda.
Ainda segundo a AETC-JP o serviço de bilhetagem eletrônica é o mesmo que já funcionava na cidade, foram modificados apenas os equipamentos por outros mais atuais. Segundo a empresa essas novas máquinas permitirão que em um futuro próximo se faça a leitura digital, processo já utilizado em algumas capitais do país.
Tags
Paraíba