Elson Carvalho tomará posse como novo corregedor geral da Defensoria Pública nesta quinta-feira


Solenidade de posse ocorrerá durante sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado

O novo corregedor geral da Defensoria Pública da Paraíba, Elson Pessoa de Carvalho, tomará posse, nesta quinta-feira (29). A solenidade ocorrerá durante sessão extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba (CSDP), às 9h, na sede da entidade, na Rua Rodrigues de Carvalho, 34, Centro de João Pessoa. Ele será empossado pelo defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito.
A nomeação de Elson Pessoa de Carvalho como corregedor geral foi publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (27). Ele foi o defensor público mais votado em eleição interna promovida pelo CSDP, que incluiu cinco candidatos na disputa. O novo corregedor assumirá um mandato de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
A Corregedoria Geral é o órgão da administração superior da Defensoria Pública do Estado (DPE) encarregado por orientar e fiscalizar a atividade funcional e a conduta pública dos membros da instituição, bem como a regularidade do serviço prestado a população.
“Doutor Elson Pessoa de Carvalho já ocupou o cargo de defensor público geral do Estado, portanto, é um homem experiente e imparcial para lidar com as exigências para o cargo. Dentre os três candidatos que compunham a lista tríplice, eu o escolhi justamente por sua experiência anterior, pelo caráter retilíneo e pelo senso de Justiça. Portanto, tenho a absoluta certeza de que ele irá fazer um grande trabalho a frente da nossa Corregedoria”, comentou o defensor público geral do Estado, Vanildo Brito.
Sobre o novo corregedor
Elson Pessoa de Carvalho é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele é defensor público de carreira desde o ano de 1986 e já ocupou importantes cargos na esfera pública, a exemplo de secretário de Estado do Governo, secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, além de defensor geral da DPE Pública por dois mandatos.
No exercício do cargo de defensor geral, Elson Carvalho implantou a modernização e reestruturação da DPE, além de promover vários benefícios em favor dos defensores públicos. Um exemplo foi à distribuição de notebook e impressoras para os advogados, além de auxílios nas áreas de saúde, moradia e alimentação, e uma gratificação para os profissionais que trabalham diretamente nas penitenciárias do Estado.
A gestão de Elson Carvalho também promoveu a restituição do pagamento da anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os defensores públicos, além da elaboração e criação da Lei Complementar nº 39, que unifica as carreiras de defensor e de advogado de ofício em uma só.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem