Melhores alunos de escolas pobres têm apoio dos pais, diz especialista

Governos devem investir nas escolas com maior vulnerabilidade social

Embora não exista uma solução única e eficaz para o desafio dos países de atingirem e manterem um nível de educação considerado de qualidade, alguns elementos são essenciais para promover oportunidades iguais de aprendizado para todos alunos. Segundo a especialista espanhola Beatriz Pont, que trabalha na Diretoria de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), um dos mais importantes elementos, principalmente em escolas "desavantajadas" --as que ficam em comunidades vulneráveis social e economicamente--, é a proximidade entre a escola e a família.
"Um sistema de educação com expectativas altas tende a cumprir a expectativa. Os pais precisam acreditar. Se você não acredita no potencial do seu filho, ninguém vai acreditar, nem ele", afirmou Beatriz, durante palestra da Fundação Itaú Social na manhã desta quarta-feira (14), em São Paulo. Na ocasião, ela apresentou alguns dados do estudo "Equidade e qualidade em educação: apoiando escolas e alunos mais vulneráveis", publicado neste ano pela OECD.
"Um aluno não pode carregar o peso da pouca educação de seus pais. Todos devem ter a mesma oportunidade de aprender, não importa quem são seus pais e de onde eles vêm", disse.
Beatriz citou exemplos como o da Coreia do Sul, que em vinte anos passou de um patamar educacional semelhante ao do Afeganistão para ter todos os seus jovens matriculados no ensino médio. No caso do país asiático, ela explicou que os investimentos nas escolas e nos professores foram significativos --uma revolução educacional dessas só é possível, segundo ela afirmou ao G1, quando o governo adota a educação como prioridade.
O Brasil, na opinião da especialista, está na trilha certa. "Os resultados do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos] mostram que o Brasil avançou", disse ela. Porém, políticas públicas que privilegiem a formação de professores de qualidade, principalmente nos que atuam nas escolas com maior desvantagem, devem ser colocadas em prática para que o país continue no caminho correto.

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