ALPB firma parceria com PMJP para intensificar coleta de assinaturas do SOS Seca



Objetivo é intensificar coleta de assinaturas do abaixo-assinado de apoio a Campanha na Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) firmou parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa para intensificar na Capital a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado de apoio a Campanha SOS Seca Paraíba, lançada pela ALPB na última terça-feira (15) com o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca no Semiárido nordestino.

Na manhã desta quarta-feira (23), o deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca, se reuniu com a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Marly Lúcio, que em nome do prefeito Luciano Cartaxo (PT) colocou toda a estrutura da prefeitura a disposição da Casa de Epitácio Pessoa para difundir as ações da Campanha, sobretudo reforçar a coleta de assinaturas na Capital.

“Ontem mantive contato com o prefeito Luciano Cartaxo, que se prontificou a ajudar e disse para nos colocarmos a disposição da Campanha. Cartaxo fez questão de ressaltar que esta luta também é nossa”, disse a secretária.

Durante a reunião, Quintans disse que o objetivo da parceria é fazer uma força tarefa para coletar o máximo de assinatura possível em João Pessoa. Neste sentido, Marly Lúcio disse que a prefeitura vai colocar as 38 Estações Digitais espalhadas pela Capital e disponibilizar computadores para que os usuários possam assinar o abaixo-assinado eletrônico.

“Além de disponibilizarmos os espaços físicos, com o abaixo-assinado em papel, vamos disponibilizar computadores e auxiliar as pessoas para assinarem a petição eletrônica. Também vamos agir como agentes de divulgação, seremos multiplicadores da Campanha. Ainda hoje vamos convocar os monitores e coordenadores das Estações Digitais para orientá-los a como atuar”, declarou.

Dentro da proposta da prefeitura de ser multiplicadora da Campanha, Marly Lúcio disse que irá se reunir com o coordenador do Orçamento Democrático, Hildevânio Macedo, para que ele divulgue o abaixo-assinado nas plenárias pelos bairros. Além da secretária, o diretor de Inclusão de Digital da PMJP, Rodrigo Vieira, também participou do encontro.

Caravana da Seca

A Caravana da ALPB teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca que a Campanha é um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradoras sobre a convivência com a seca. O objetivo do abaixo-assinado é reforçar, junto às autoridades federais e estaduais, a “Carta da Paraíba”, documento oficial da campanha – que é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012.

Pontos de Coleta

Nesta terça-feira (22), as ações da Campanha SOS Seca Paraíba foram intensificadas em João Pessoa e Campina Grande, com a instalação de pontos fixos para a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado de apoio a Campanha em diversos baixos das duas cidades. Em João Pessoa, foram montados postos fixos da campanha para o recebimento de assinaturas na Lagoa do Parque Solon de Lucena, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00; no Ponto de Cem Réis, das 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00; no Busto de Tamandaré, das 17h00 às 21h00; no Largo da Gameleira; no Mercado de Mangabeira, das 08h00 às 15h00; na Praça da Paz, nos Bancários, das 16h00 às 21h00.

Já em Campina Grande, as tendas foram montadas no calçadão da Maciel Pinheiro, Feirinha da Fruta, Praça da Bandeira, Terminal Rodoviário, Terminal de Integração e Shopping Boulevard. Na duas cidades, nestes pontos fixos e em outros itinerantes, a coleta é intensificada nos horários de maior circulação de pessoas.

Em todos os locais, a aceitação da população a Campanha está sendo muito boa, com diversas pessoas assinando o abaixo-assinado. Quintans ressalta que a está existindo uma adesão espontânea da população, pois em pouco dias já foram computadas mais de 50 mil assinaturas, sem registrar os dados dos kits levados por deputados, prefeitos e lideranças de vários municípios do estado . “Isso da uma demonstração que estamos trilhando no caminho correto”, afirmou.

Durante toda semana, os moradores de toda a Paraíba, poderão aderir à campanha assinando o abaixo-assinado em locais de grande circulação, a exemplo de shoppings centers, terminais rodoviários e universidades, e também através da internet, no site www.al.pb.gov.br. Os voluntários também irão percorrer locais de missas e cultos para o recolhimento de assinaturas. A pretensão é reunir 400 mil assinaturas para encaminhar à Presidência da República, junto à Carta da Paraíba e o Relatório da Caravana da Seca, realizada no mês de dezembro.

Assinaturas

Na sexta-feira (18) e sábado (19), equipes da Campanha SOS Seca Paraíba estiveram no Ponto de Cem Réis e Busto de Tamandaré e neste final de semana a coleta continuará no Extremo Cultural. Na próxima sexta-feira (25), a coleta acontecerá, das 17h00 ás 21h00, no Ponto de Cem Réis; e no sábado (26) e domingo (27) as tendas, para o recebimento de assinatura, serão montadas na Feirinha de Tambaú.

Carta da Paraíba

Na Carta da Paraíba constam as principais ações estruturantes para o Semiárido, a exemplo de ampliar a operação carro-pipa; aumentar a distribuição de ração animal; limpar barragens; recuperar e instalar poços; distribuir cestas básicas; reativar e desburocratizar o Programa do Leite; revitalizar perímetros irrigados; encontrar solução definitiva para o endividamento dos produtores do Semiárido com o BNB; implantar adutoras; massificar a construção de cisternas; criar programa de geração de renda para o sertanejo e driblar o êxodo rural; despoluir rios e açudes que receberão águas da transposição do Rio São Francisco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem