Rádio Monteiro - Online

Curso de Direito em Monteiro será avaliado pelo Conselho Universitário

Image 
 
Na tarde dessa quarta-feira, 24, o Reitor da UEPB, Rangel Júnior, recebeu em seu gabinete localizado no Campus Bodocongó, uma comitiva do município de Monteiro, formada pela Prefeita Edna Henrique, Deputado Estadual João Henrique, Vice-prefeito Cajó Menezes, Secretário de Comunicação Edcarlos Farias e os vereadores Heleno de Amadeu e Hélio Sandro, que entregaram um documento ao Reitor reivindicando a implantação do curso de Direito no Campus VI Poeta Pinto do Monteiro, já a partir do próximo semestre e a construção da sede própria do campus de Monteiro.

Em relação à construção da sede própria do Campus VI, que foi anunciada pelo Governador Ricardo Coutinho, com a presença do professor Rangel Júnior, durante o Orçamento Democrático, realizado em maio deste ano no município, o Reitor afirmou que estará entregando o projeto ao Governo do Estado no prazo de 30 a 40 dias, para que entre em processo licitatório e acredita que a obra estará sendo iniciada até o final do ano, com conclusão prevista dentro de 6 meses.

Essa será a primeira etapa de construção que contemplará a construção de 20 salas, com tecnologia simples, que se adequará com a região, tendo área de circulação, iluminação e ventilação natural.

Curso de Direito

O Deputado João Henrique defendeu o funcionamento do curso de Direito em Monteiro, elencando diversos aspectos que o município oferece para que o curso possa funcionar, atendendendor a milhares de estudantes que também reivindicam o pleito.

Durante o debate entre os presentes, o Reitor falou de uma proposta que a Universidade já estuda para o município e que será encaminhada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que irá avaliar as condições para se implementar a extensão do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas do Campus I, em Campina Grande, para o Campus VI em Monteiro, já no próximo semestre.

“Vamos levar essa proposta ao Consepe para que seja criada em Monteiro a extensão do Curso de Direito do CCJ do Campus I e não a criação de um novo curso. Ouvimos as condições que a Prefeitura de Monteiro pode nos oferecer, bem como as condições orçamentárias da UEPB junto ao Governo do Estado, já que é preciso apoio das lideranças políticas. Posteriormente, esta proposta será colocada na pauta do Conselho. Acredito ser algo importante para a Universidade, uma vez que a cidade se adequa às características de mercado que o curso propõe”, destacou o reitor.

Para a prefeita de Monteiro, Edna Henrique, o encontro foi muito importante para que a UEPB estenda seu crescimento na região do Cariri, uma vez que a Instituição, cada vez mais, vem abrigando e contribuindo para que estudantes de vários municípios tenham acesso ao ensino superior. Segundo ela, oferecer mais opções aos estudantes irá possibilitar um maior desenvolvimento da região.

Já o deputado estadual João Henrique garantiu que irá buscar ampliar o aporte de recursos para a Instituição, em uma tentativa de viabilizar a extensão do curso solicitado.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, participou do encontro e destacou as possibilidades para a abertura da extensão em Direito, bem como de questões acerca de número de vagas, quantidade de professores, salas de aula e outras demandas relacionadas aos aspectos técnicos. 

Também estiveram presentes no encontro o vice-reitor da UEPB, professor Etham Barbosa e o diretor do Campus de Monteiro, José Joelson Pimentel.

0 comentários:

Postar um comentário