Rádio Monteiro - Online

Zabelê realiza sua II Conferência Municipal de Cultura

Image 
 
No último sábado, dia 22 de junho, Zabelê, no Cariri Ocidental paraibano, realizou sua segunda Conferência Municipal de Cultura. As conferências municipais são etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Cultura, a qual será realizada em 2013 entre os dias 26 e 29 de novembro. Alinhada a principal pauta da III Conferência Nacional de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura de Zabelê teve como tema “Política Pública Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para integração ao Sistema Nacional de Cultura”.

A Secretaria Municipal de Cultura, representada pelo Senhor Romério Humberto Zeferino Nascimento, o Coletivo Atissar, jovens e adultos ligados a Rede Fora do Eixo, e representantes diversos da sociedade civil formaram a Comissão Organizadora da Conferência.

O Poder Executivo municipal representado pela Prefeita Constitucional Iris Henrique, e pelos demais Secretários municipais também participaram das atividades da Conferência. A Sociedade Civil organizada foi maioria na Plenária, a classe artística, professores, membros de associações e iniciativa privada.

Jorge Garcia, do Instituto Soma Brasil, foi o Conferencista convidado, ele facilitou os diálogos a respeito dos 4 eixos temáticos da referida Conferência, foram eles: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável. As discussões foram aquecidas e propostas foram levantadas após formação de grupos de trabalho para reflexão de cada um dos eixos da Conferência. Na programação ainda houve espaço para breves apresentações do Reisado de Zabelê e da cantora Sandra Belê.

A Senhora Josivane Caiano, articuladora da 5ª Regional de Cultua do Estado e o Senhor Renato Remígio, Consultor da UNESCO na Representação Nordeste do Ministério da Cultura, também participaram das atividades da Conferência, que foi finalizada após eleição de três delegados titulares e três suplentes para a Conferência Estadual de Cultura, sendo 4 representações da Sociedade Civil e 2 do Governo.

0 comentários:

Postar um comentário