Rádio Monteiro - Online

PELA TRANSPOSIÇÃO: Manifestantes bloqueiam acesso a nove municípios no Sertão

Image 
 
Desde as primeiras horas desta segunda-feira (19), o Sertão está sitiado, o motivo é que muitos manifestantes estão bloqueando todas as entradas e saídas dos municípios de  Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada e Sousa.

O estopim da manifestação é a reivindicação pela conclusão das obras de transposição das águas do Rio São Francisco para abastecer  mananciais de cidades do interior paraibano que ora passa por situação critica com a seca prolongada neste ano.

No momento o protesto está tranquilo já que o movimento é pacífico. Vários prefeitos estão indo ao encontro dos manifestantes para tentar desobstruir as estradas. A polícia também está no local para garantir a segurança de todos.

Segundo a comissão, o manifesto vai permanecer por tempo indeterminado até uma solução para o momento na região de Sousa, eles informaram ainda que pelo o local só passa ambulância e a policia em geral, a respeito de autoridades, a comissão analisará caso a caso se houver a identificação. 

O Açude de São Gonçalo que abastece com água potável, Sousa, e Marizópolis, se encontra com apenas 31,6% de sua capacidade hídrica. A irrigação do perímetro de São Gonçalo está suspensa. Praticamente, 70% dos cultivos permanentes estão prejudicados com a falta de água.

A população de Sousa começou a enfrentar um racionamento de água mais rigoroso e o fornecimento seguirá um rodízio que levará água para as torneiras somente durante quatro dias por semana.

0 comentários:

Postar um comentário