Rádio Monteiro - Online

Festival Internacional de Música Clássica acontece em dezembro em João Pessoa

Esta é a primeira vez que um Festival desse porte será realizado na Capital paraibana.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança nesta quinta-feira (3), às 18h30, no Convento de São Francisco, o Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. O evento acontecerá de 1º a 7 de dezembro reunindo grandes nomes da música clássica do mundo. Esta é a primeira vez que um Festival desse porte será realizado na Capital paraibana. O evento tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além do lançamento do Festival, o evento desta quinta-feira também trará detalhes sobre a transformação da Orquestra de Câmara da Capital em Orquestra Sinfônica, que continuará com a regência do maestro Carlos Anísio, mas com direção artística e Regência Geral do maestro Laércio Diniz, que já comandou orquestras na Holanda e Lituânia, dentre outras.
“Estamos investindo e valorizando nossa cultura em suas diversas modalidades. Estimulamos as festas e eventos populares, aliadas a uma política de democratização da cultura. Agora vamos, com este festival internacional de música clássica, potencializar a relação entre cultura e turismo. Um Festival deste porte vai projetar ainda mais a cidade de João Pessoa nos cenários nacional e internacional”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.
De acordo com o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, é a oportunidade de colocar a cidade de João Pessoa como uma referência não só na cultura popular, mas também na cultura erudita, agregando todas as vertentes. “Nossa cidade vai fazer parte do calendário da música clássica, a partir de agora. Com isso, cria-se uma expectativa dentro do meio artístico e entre as pessoas que apreciam esse tipo de música, além de movimentar o turismo”, enfatizou.
A abertura do Festival acontecerá no Adro da Igreja São Francisco com uma grande atração internacional e a participação da Orquestra Sinfônica do Município. Durante sete dias, algumas igrejas de João Pessoa, a exemplo da Igreja da Misericórdia, 1ª Igreja Batista e Mosteiro de São Bento, vão receber músicos renomados da Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Austrália, Rússia, Prússia, Argentina e Alemanha.
Maurício Burity também informou que durante a realização do Festival serão realizadas masterclasses com a participação dos músicos e estudantes da área. “Os shows acontecerão na parte da tarde e noite; e os encontros serão realizados pela manhã, numa excelente oportunidade de troca de experiências com grandes referências da música clássica”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário