Rádio Monteiro - Online

Gerência de Saúde do Cariri alerta população sobre cuidados com a dengue

denguepequenaaApesar de tímido e abaixo da média, o período de chuvas no município de Monteiro já começou. E com a chegada das chuvas aumenta o risco e a necessidade dos cuidados para prevenir a ação do mosquito da dengue.

Neste período a probabilidade de se criarem as poças d’água, e pontos de água acumulada e parada, além dos locais cheios de umidade propícios para a procriação do mosquito aumentam bastante.

De acordo com o Gerente Regional de Saúde, Cícero Roberto, é necessário que a atenção seja redobrada neste período. “Devemos tomar todos os cuidados. A dengue é uma doença muito perigosa, e apesar de muitas vezes as pessoas não a levarem a sério, ela pode evoluir para a dengue hemorrágica, que inclusive pode matar. Então todo cuidado é necessário”, disse o gerente.

“Mesmo sendo estação do verão, estamos em Monteiro e em um período chuvoso, então os cuidados devem ser redobrados. Além disso vamos buscar em parceria com a Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Saúde realizarmos uma campanha intensa, com a parte educacional, com orientações no rádio, com carros de som, com a participação dos agentes de endemias, com palestras e momentos nas escolas, enfim, com toda a atenção que este tipo de problema merece”, completou o Gerente de Saúde.

“Então aproveito a oportunidade para lembrar a você que tenha um cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual, mantenham a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada, mantenham as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas, elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia, e caso você perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.”

COM CARIRI LIGADO.

0 comentários:

Postar um comentário