Rádio Monteiro - Online

Agricultores na PB iniciam plantio após atraso na entrega de sementes

agricultodidiCom atraso na distribuição gratuita de sementes na Paraíba, agricultores no Sertão do estado já iniciaram o plantio para não perder o período de chuvas. No acampamento Emiliano Zapata, zona rural do município de Sousa, a solução das mais de 100 famílias de pequenos produtores foi comprar as sementes para não perder o preparo da terra na área de quase 300 hectares.

A Secretaria de Agricultura estadual informou que já foram compradas as sementes de milho e feijão, que começarão a ser distribuídas até o dia 21 de março. O motivo do atraso, segundo a secretaria, foi a desativação de alguns pólos de distribuição no estado, enquanto novos locais estão sendo escolhidos para fazer a entrega.

A agricultora Carla do Nascimento foi uma das que iniciou o plantio na região de Sousa. “Se chegar a semente daqui a um ou dois meses não tem mais como prestar para plantarmos. Para não esperar todo esse tempo e perder o corte da terra, vamos ter que comprar novamente as sementes para plantar nessa região”, disse.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), responsável pelo programa estadual de distribuição dos grãos, houve um atraso na licitação e a distribuição acontecerá em breve. “Segundo nosso diretor técnico, foi feita a licitação e estamos esperando o governo repassar para a Emater, para podermos fazer a distribuição ao produtor rural”, explicou o coordenador regional Francisco Bernardino.

COM CARIRI LIGADO.

0 comentários:

Postar um comentário