Rádio Monteiro - Online

Chuvas em todas as regiões do estado serão 20% acima da média neste inverno

Câmara de Monteiro firma convênio com Assembleia para capacitar servidoresNo Dia de São José, uma boa notícia: A Paraíba terá um inverno regular este ano, com chuvas até 20% acima da média histórica, no Litoral, Sertão, Brejo e Cariri, segundo previsão feita, ontem, pelo PhD em Meteorologia, Luiz Carlos Baldicero Molion, pesquisador do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo o meteorologista, as chuvas serão boas para plantar, mas não suficientes para encher totalmente os açudes e reservatórios do Estado por causa dos dois últimos anos de seca (2012 e 2013). As previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (Inpe) e a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), apontam que as chuvas devem ficar dentro da média.

Na zona rural da cidade de Montadas, no Agreste paraibano, onde São José é padroeiro, a população apela para o santo. Em colapso, o município é um dos mais castigados pela estiagem e os mais de 7 mil habitantes estão sobrevivendo com o abastecimento feito através de carros-pipa. A crença milenar de que São José mandará chuvas para amenizar o sofrimento provocado pela seca, une milhares de paraibanos através de orações. Em 16 municípios onde o santo é padroeiro, haverá missas hoje com programação especial destinada aos pedidos por chuvas e boa produção agrícola.

Para o meteorologista Luiz Carlos Molion, a crença dos nordestinos em São José tem uma ponta de fundamento científico. Ele explicou que neste período do ano, o fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua, sobretudo na parte Norte da Região Nordeste, que compreende as regiões do Sertão, Cariri e Brejo da Paraíba, provocando chuvas.

COM CARIRI LIGADO.

0 comentários:

Postar um comentário