Rádio Monteiro - Online

Túnel da transposição, em Monteiro, ficará pronto em 2015

Público lota Teatro Jansen Filho no Dia Mundial do TeatroO ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, visitou ontem as obras da tranposição das águas do rio São Francisco na cidade de Monteiro, Cariri paraibano, e disse que praticamente 100% do Estado será beneficiado com as águas da transposição.

As obras de Monteiro, que fazem parte do Eixo Leste, foram iniciadas este mês e, segundo o ministro, devem ser concluídas no final do próximo ano. No local está sendo construído um túnel com três quilômetros de extensão que trará as águas do São Francisco do Estado de Pernambuco para a Paraíba.

“Praticamente 100% do Estado poderá ser atendido pelas águas do São Francisco. Isso não é porque a Paraíba é melhor do que os outros Estados, é porque a Paraíba necessita mais. Hoje é o Estado que tem a menor disponibilidade hídrica do Brasil, com cerca de 200 metros cúbicos por habitante/ano. Então, é o Estado que mais está sofrendo com a seca”, pontuou.

Segundo Francisco Teixeira, a Paraíba vai ser beneficiada pelos eixos Leste, no Cariri do Estado, e Norte, no Sertão, existindo também a possibilidade de uma terceira vertente no Estado, que também receberia as águas do São Francisco no Vale do Piancó.

O projeto para essa terceira entrada, apresentado pelo governo do Estado ao Ministério da Integração Nacional, ainda está em fase de estudos, mas, segundo Francisco Teixeira, já tem recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Estamos elaborando o termo de referência para o estudo de viabilidade. O anteprojeto está lá no ministério para, em breve, a gente lançar os estudos e termos eles prontos até meados de 2015 para em 2016 lançar a obra dessa terceira entrada da Paraíba. O recurso para o projeto já está previsto no PAC”, explicou Francisco, reforçando que “com a terceira entrada no Alto Piancó a Paraíba poderá ter quase todos os municípios recebendo o reforço hídrico do São Francisco”.

Sobre o prazo de entrega das obras, que já sofreram vários atrasos, o ministro disse acreditar que elas serão entregues na época prevista pelo governo federal, no segundo semestre de 2015.

“Aqui no Eixo Leste estamos acelerando o processo, pressionando a empresa para colocar mais gente na obra. Já conseguimos resolver alguns detalhes que tinham de desapropriação, faltam só alguns pequenos detalhes do lado da Paraíba, mas já conseguimos abrir a frente no Estado, que é esse túnel, considerado a obra crítica do Eixo Leste. Esse túnel está sendo escavado em duas frentes. Ele é a obra limite, prevista para terminar em dezembro de 2015”, disse.

COM CARIRI 

0 comentários:

Postar um comentário