Rádio Monteiro - Online

Monteiro beneficia 300 famílias com aprovação do Serviço de Inspeção

monteironoiteeMostrando sua preocupação com a geração de renda, principalmente com as famílias da zona rural, a Prefeitura de Monteiro conseguiu dar um importante passo ao aprovar a Lei n° 1.738/2014, que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal e os procedimentos de inspeção sanitária.

O SIM é o Serviço de Inspeção Municipal e Fiscalização Sanitária que inspecionará de forma permanente e periódica com foco na qualidade sanitárias os produtos cuja comercialização será liberada da produção da agricultura familiar.

Cerca de 300 produtores em Monteiro estavam impedidos de comercializar seus produtos, sem poder vendê-los aos programas de aquisição de alimentos que o município dispõe junto ao Governo Federal, como o PAA e o PNAE, entre outros.

A produção da agricultura familiar no município apresenta frutas, hortaliças, verduras, derivados do leite e da carne, de animais, grãos, sementes, não podiam ser adquiridos pelo município ou por outras instituições governamentais, por não atenderem às normas determinadas.

Além disto, a Prefeitura também estará disponibilizando um espaço que será entregue aos produtores municipais para o beneficiamento dos produtos. O espaço irá funcionar na antiga sede da Associação das Rendeiras do Cariri e contará com todas as normas e exigências do SIM, além dos serviços de um técnico agrícola e de um médico veterinário a disposição dos produtores.

“O SIM estimulará o comércio dos produtos agrícolas do município e dará o grau de excelência necessário, indispensável para esta comercialização, gerando uma fonte permanente de renda para mais de 300 famílias. Por isso, a sua criação e instalação no município tem que ser vista como uma grande ação em prol da economia local, no município de Monteiro”, disse a produtora da AVAL, Associação da Avicultura Alternativa em Monteiro, Clemilda Inácio.

COM CARIRI LIGADO.

0 comentários:

Postar um comentário