Rádio Monteiro - Online

17 cidades da região recebem chuvas nesta quarta-feira e animam caririzeiros

Era tarde desta quarta-feira (08) e os céus do Cariri Paraibano já anunciavam que poderia cair chuva na região. O que poucos contavam é que essas precipitações viessem com força e trouxesse ainda muitos trovões e relâmpagos.

Um levantamento feito junto à rede social do jornalista Klebson Wanderley atesta que 17 cidades do Cariri e Seridó Paraibanos receberam chuvas nesta quarta. Na maioria com chuvas fortes, as cidades registraram cerca de 2 horas de muita água derramada em seu território. Imagens nas redes sociais mostram que as ruas ficaram tomadas com muita água e os céus iluminados com vários raios.

As chuvas ocorreram nas cidades de São João do Cariri, Taperoá, Gurjão, Coxixola, Congo, Caraúbas, Serra Branca, Parari, Sumé, Monteiro, São Domingos do Cariri, Santo André, São José dos Cordeiros, Assunção, Juazeirinho, Livramento e Soledade.

Os Rios Taperoá (foto à esquerda) e Paraíba voltaram a transbordar com água nos municípios que margeiam sua extensão e alguns populares comemoram que os açudes o Congo e de Boqueirão começaram a ser recarregados. O açude Cordeiro, no Congo, que abastece boa parte da região começou a receber recargas. O manancial está em situação crítica, segundo a AESA, com apenas 5,4% de sua capacidade.

Alguns açudes locais e completamente secos também começaram a receber as primeiras recargas de água. É o caso do Açude Gurjão (foto à direita), que sem nenhum volume recebeu as primeiras lâminas de água nesta quarta-feira. Na cidade de Gurjão, a chuva foi de 59 milímetros.

Veja a milimetragem de algumas chuvas caídas no Cariri nas últimas 24 horas:

Taperoá: 138.6 mm

Camalaú: 4.5 mm

Coxixola: 68.4 mm

Gurjão: 59 mm

Ouro Velho: 4.6 mm

Parari: 31.9 mm

São João do Cariri: 75 mm

São Sebastião do Umbuzeiro: 1.7 mm

Serra Branca: 18.3 mm

Sumé: 16 mm

0 comentários:

Postar um comentário