Rádio Monteiro - Online

Monteiro terá caminhada no Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Monteiro está organizando uma programação especial para celebrar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estão sendo organizadas panfletagens, caminhada temática e apresentações culturais para relembrar a data.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Nesta sexta-feira (15), técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar e outros órgãos estarão realizando panfletagem em postos de combustíveis, praças públicas e escolas.

Já no dia principal, 18 de maio, uma caminhada temática sairá de frente ao CREAS, no bairro Alto do São Vicente, e seguirá pelas principais ruas de Monteiro até a Praça da Alimentação do Parque das Águas. A concentração começará às 8hrs e a caminhada deverá contar com cerca de 500 pessoas, entre estudantes e participantes dos programas sociais do município. Ao final da caminhada haverá apresentações culturais e de conscientização e em seguida um lanche com os participantes.

Dilene Alcântara, psicóloga e coordenadora do CREAS, lembra que o dia 18 de maio foi marcado por um crime chocante e a celebração dessa data é uma forma de promover a articulação da rede de proteção das crianças e adolescentes. “É um momento para alertar e chamar atenção da população para evitar que crimes dessa natureza continuem a acontecer ou permaneçam impunes”.

Já a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Tânia, destacou que a Prefeitura de Monteiro está mobilizada junto aos vários órgãos de garantias dos direitos das crianças e adolescentes para efetivar suas políticas de proteção. Ela fez ainda um apelo à população: “Convidamos a toda a sociedade monteirense para junto com as secretarias e instituições do município fazermos um grande ato de mobilização e pressão social para a garantia dos direitos de nossas crianças e jovens”.

0 comentários:

Postar um comentário