Rádio Monteiro - Online

Sumé realiza caminhada para celebrar Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças

A Secretaria Municipal de Ação Social de Sumé chamou a atenção da comunidade sumeense na manhã desta segunda-feira (18), sobre a problemática do abuso e da exploração sexual cometidos contra crianças e adolescentes.

Uma caminhada com cartazes e panfletagem foi organizada pelas equipes do CREAS, CRAS, Serviços de Convivência e escolas municipais percorrendo as ruas do centro da cidade para mostrar à população que o problema existe e deve ser combatido.

A caminhada encerrou em frente ao Instituto Educacional Sandra Helena, onde os funcionários da Assistência Social fizeram explanações sobre o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de maio é marcado como o Dia de Combate ao problema, porque em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Estado do Espírito Santo. Seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970 de 2000. Dos casos de violência atendidos no CREAS de Sumé, 9% são crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Nesta terça-feira (19), o movimento acontece na zona rural, em Pio X, com panfletagem, palestra e teatro de marionetes.

O abuso contra crianças e adolescentes pode ser denunciado através do disque 100 ou diretamente no CREAS, Conselho Tutelar e Ministério Público. A denúncia pode ser feita anonimamente, os órgãos responsáveis não revelam a identidade de quem denuncia.

0 comentários:

Postar um comentário