Rádio Monteiro - Online

Saúde de Monteiro vacina cerca de 3 mil crianças e jovens contra a Hanseníase

O município de Monteiro, através da Secretaria de Saúde, está na luta contra a Hanseníase, Verminose e a Tracoma. O município está participando da campanha nacional contra essas doenças e começou desde o dia 10 de agosto a vacinar cerca de 3.200 crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos de idade.

A campanha está sendo realizada junto aos alunos das escolas estaduais e municipais de Monteiro, numa estratégia do programa Saúde na Escola. A ação acontece até o dia 15 de setembro e a meta é fazer os esclarecimentos sobre as doenças em pelo menos 80% dos estudantes do município, realizar o exame e proceder o tratamento nas pessoas com sintomas detectados.

De acordo com a Diretora de Atenção Básica do município, Ana Nóbrega, há casos de hanseníase e verminose registrados em Monteiro, mas a Secretaria de Saúde já está adotando todos os procedimentos para cuidar desse público.

Entre os dias 10 e 14 de agosto, os profissionais da saúde realizaram a Semana “D” para conscientização da população e reuniões foram feitas com os pais dos estudantes em todas as escolas da cidade. A intenção foi de conscientizar e pedir a autorização dos mesmos para tratamento do público com sintomas das doenças.

A Secretaria de Saúde agora desenvolve a segunda etapa da campanha que é o diagnóstico de imagem, seguida do tratamento das crianças atestadas com a doença, mediante autorização dos pais. Por fim, a Secretaria vai desenvolver o tratamento coletivo para verminose mediante aplicação de dose de albendazol.

Anualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência da hanseníase, com 33 mil casos novos diagnosticados anualmente.

0 comentários:

Postar um comentário