Rádio Monteiro - Online

Creche inacabada em Serra Branca é destaque na TV Globo

O JPB 2ª Edição, telejornal da TV Paraíba afiliada da rede Globo, fez uma reportagem especial sobre obras inacabadas de educação na Paraíba que tem prejudicado os moradores de alguns municípios. Serra Branca, no Cariri Paraibano, foi destaque com a creche modelo construída pela Prefeitura Municipal que há mais de dois anos e meio deveria ter sido entregue a população e está se transformando em grande “elefante branco”.

A reportagem mostra que a creche, orçada em pouco mais de R$ 1,3 milhões, ficou quase concluída, mas a prefeitura diz que o Governo Federal demorou para pagar parte do serviço e a construtora abandonou a obra.

O Ministério da Educação informou que a obra está com percentual avançado de execução, com 96% do projeto concluído. Todo o recurso foi repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o último repasse sendo realizado em janeiro de 2013. O órgão afirma ainda que não foi informada uma justificativa para a não conclusão da obra, e que atualmente existe um saldo de R$ 111.961,08 na conta bancária relativa à obra.

Enquanto a creche não fica pronta, a população é quem reclama da demora. “Na época em que a obra era pra ficar pronta, eu acreditei que meu filho ia estudar lá. Fiquei feliz porque ia ter uma creche perto de casa, mas daí a obra parou, os anos passaram e eu tive que levar meu filho, que agora tem seis anos, para uma outra escola, perdendo cerca de meia hora todo dia para deixar e buscar ele no colégio. É lamentável, “ diz a dona de casa Francisca Guilhermina

A prefeitura informou ainda que entrou com uma ação para desbloquear a verba e terminar a construção.






0 comentários:

Postar um comentário