Rádio Monteiro - Online

Renda renascença de artesãs do Cariri é destaque na Revista Cláudia de outubro

A renda renascença produzida pelas artesãs do Cariri paraibano foi destaque na revista Cláudia, umas das mais completas em publicações femininas de circulação nacional. Na edição de outubro, na coluna “Inspiração Gente”, a jornalista Luara Calvi Anic ressalta a importância da atividade entre as mulheres do interior da Paraíba, a visita da renomada estilista Fernanda Yamamoto ao Estado e toda a sua produção para a mais nova coleção Inverno 2016 que ganhará as passarelas do São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (22).

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a matéria é uma concretização do sucesso das rendeiras. “É muito bom ter este reconhecimento em nível nacional quando nos tornamos referência em bom gosto e qualidade”, disse. A revista Cláudia tem uma tiragem de quase 400 mil exemplares e, em especial na editoria “Inspiração Gente”, a revista busca revelar e homenagear mulheres que contribuem com a evolução cultural e econômica do país.

A jornalista Luara Calvi relatou o primeiro contato da estilista em agosto de 2014 ao interior da Paraíba, quando encontrou as mulheres trabalhando pontos florais em frente de casa para aproveitar a luz do dia. A decoração era em casacos, vestidos, calças e saias. Fernanda logo pediu uma adaptação com peças geométricas e rachaduras. Após sete viagens que fez à região, ela relatou que tudo foi transformado em documentário que será lançado em 2016.

Na entrevista à revista Cláudia, Fernanda conta a necessidade de se revelar os trabalhos dessas mulheres. “É preciso que essa renda se torne um patrimônio deste país. As mais jovens até aprendem a fazê-la, mas acabam não praticando. A tradição que era passada de mãe para filha, vai se perdendo. Queríamos que as roupas produzidas para o desfile tivessem a assinatura e a história de cada mulher”, revelou Yamamoto.

Ao final da matéria, a jornalista ainda conta a história de dona Liu, 60 anos, que aprendeu o ofício aos 7 e nele se manteve por paixão. O resultado dessa parceria com as rendeiras poderá ser conferido pela primeira vez durante o desfile da estilista que acontecerá nesta quinta-feira (22), às 16h, na sala Canoas (2), durante o SPFW, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo.

São Paulo Fashion Week – A 40ª edição do SPFW, Coleção Inverno 2016, que comemora o calendário oficial da moda brasileira começou no último domingo (18) e segue até a próxima sexta-feira (23) celebrando os processos e as singularidades do fazer. A temática aborda uma série de conteúdos interativos está ocorrendo ao longo desta semana destacando a capacidade humana de criar com as mãos e inspirar novas possibilidades, do artesanal ao tecnológico, do princípio a constante evolução sempre em busca de novos pontos de partida.

0 comentários:

Postar um comentário