Rádio Monteiro - Online

Serrabranquense é finalista de Prêmio Nacional de Empreendedorismo Social

A serrabranquense, Eliane Aleixo, concorre neste mês de novembro ao Prêmio Empreendedor Social promovido pelo Jornal Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab. A iniciativa que este ano chega à sua 11ª edição tem por finalidade premiar os brasileiros que realizam projetos de grande relevância social e que contribui para o desenvolvimento das regiões mais vulneráveis do País.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (29) ao Jornal do Meio Dia da Serra Branca FM, a líder comunitária, Eliane Aleixo, falou sobre essa seleção, como também do projeto desenvolvido por ela na favela da Maré no Rio de Janeiro. É com esse projeto que Eliane conseguiu chegar a final do concurso, passando por uma seleção com mais de 100 outros projetos.

Eliane é natural de Serra Branca, mas foi morar no Rio de Janeiro ainda jovem. Segundo ela, o seu projeto tem por finalidade desenvolver iniciativas que melhorem a vida da população na favela em áreas centrais como educação, cultura e segurança pública. Através desse projeto, ela conseguiu contribuir com a inserção de mais de 1.000 moradores da Maré em Universidades, por meio do desenvolvimento de um cursinho pré-vestibular. Ela ainda ressaltou que o objetivo é mobilizar os moradores para que eles busquem seus direitos.

Eliane destacou que diante da falta de políticas públicas voltadas as regiões mais vulneráveis, como também, considerando a situação em que o País se encontra, o engajamento da população é fundamental para que ajam mudanças. “Nós trabalhamos para conscientizar a população de que devemos ser protagonistas,” frisou.

A votação ocorre em duas etapas. Inicialmente acontece o júri popular e as pessoas podem votar através do site da Folha e UOL. Posteriormente ocorre a votação do Júri técnico, que irá analisar o perfil do empreendedor e o impacto dos seus projetos sociais.

No dia 18 de novembro será realizada uma cerimônia de premiação no Museu de Arte de São Paulo e escolhido o vencedor. O escolhido terá a oportunidade de se capacitar, através de bolsas de estudos, cursos de gestão, treinamentos, entre outros. Além de integrar a Rede Folha de empreendedor socioambiental.

0 comentários:

Postar um comentário