Rádio Monteiro - Online

Duas comunidades rurais tem água encanada em Gurjão

Em meio à crise hídrica instalada em nossa região decorrente de uma estiagem prolongada que castiga nossas cidades há alguns anos, a Prefeitura de Gurjão tem desenvolvido ações para amenizar os efeitos dessa crise com criatividade e atenção às necessidades da população. A Prefeitura Municipal alcança a todos tornando a água mais acessível tanto para os habitantes da zona urbana quanto para as famílias que residem na zona rural do município.

A mais nova medida para garantir o fornecimento de água foi a inauguração do sistema de abastecimento da comunidade Latada e circunvizinhança. O sistema fornece água encanada de um poço perfurado para este fim e encanada até pontos estratégicos com chafarizes de onde a população pode pegar água à vontade. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Gurjão através de parceria com o DNOCS. A inauguração foi recebida com grande alegria por todos os moradores da comunidade que a partir de agora podem contar com água de qualidade acessível a uma pequena distância das casas.

A comunidade da Latada não foi a primeira a receber um sistema de abastecimento de água. No mês anterior a comunidade Cipriano recebeu a concretização de obra semelhante. No Cipriano a tubulação chega até a porta das casas. A água proveniente do poço faz a alegria de uma comunidade inteira, encerrando um grande ciclo de especulações, expectativas e até mesmo desilusões, já que a obra foi anunciada pela administração anterior mas sem conclusão. Os moradores do Cipriano conviveram com promessas não cumpridas por vários anos e agora podem ter a satisfação de ver a água na sua porta.

A família da Senhora Marina Faustino Diniz estava ansiosa pela chegada da água e quando a torneira foi aberta a alegria se mostrou. Dona Marina aproveitou para agradecer a luta de cada um que contribuiu para a realização, “A gente tem que agradecer aos governantes que arrumou esse projeto porque a gente sabe que vizinho a gente aqui tem gente que não tem um pingo d’água de canto nenhum e a gente ser premiado com uma coisa dessa é uma maravilha, só temos que agradecer”, comentou.

Com mais de dois quilômetros de extensão o sistema beneficia várias famílias disponibilizando uma torneira na frente da casa, algumas dessas famílias inclusive já fizeram as instalações internas para terem água por toda a casa, isso é possível graças a uma ótima pressão obtida através do sistema elevatório. Mesmo as casas que ficaram fora do eixo de alcance da tubulação podem se beneficiar com a água, pois, assim como na Latada, foram instalados chafarizes dos quais qualquer habitante pode pegar água tranquilamente, reduzindo em muito a busca por água.

De acordo com o Prefeito Ronaldo Queiroz essas são apenas algumas ações que a Prefeitura está desenvolvendo para solucionar o problema com abastecimento de água. “Mesmo com a crise não podemos parar a atenção à população que sofre com a seca, estamos implantando esses sistemas na zona rual, estamos construindo várias cisternas e instalando caixas de água na zona urbana e continuamos com o programa de abastecimento através de carros pipa. Tudo isso se soma a outras ações que proporcionamos sempre visando o bem-estar de nossa população”, explicou o prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário