Rádio Monteiro - Online

Monteiro inicia campanha de vacinação contra Raiva Animal

A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Saúde do Município e do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 16, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal (Cães e Gatos). A mobilização começou pelas comunidades rurais de Tamanduá, Garapa, Ipueira Funda, Salinas, Vieira, Paraguai, Ponta Fina, Menfis e Barra Nova II, Pitombeira, Humaitá, Tigre dos Torres, Xique-Xique, Fazenda Nova, Riacho da Cruz, Quixaba, Caititus, Serra Vermelha, Cipó, Ramada, Ribeiro Fundo, Três Umbuzeiro e Papagaio.

Do dia 16 até a sexta-feira, dia 26 de novembro, todas as comunidades rurais serão visitadas pela equipe da Vigilância em Saúde, obedecendo uma escala elaborada pela Secretaria de Saúde.

No Dia 28 de novembro acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal, com uma ação que será realizada a partir das 8 horas, na zona urbana do município, com pontos de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, atendendo desta forma a todos os bairros da cidade.

Doença incurável

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso das pessoas, sendo incurável e que leva a óbito quase todos os pacientes acometidos por ela. Todos os mamíferos podem transmitir ao homem o vírus do raiva, mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Em caso de mordida por um desses animais, a pessoa deve lavar o local machucado, imediatamente, com água e sabão. Além disso, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É recomendável, se possível, isolar o animal por 10 dias, para analisar o grau de manifestação da doença.

Confira AQUI a data das comunidades rurais que serão visitadas pela equipe da Vigilância em Saúde no período de 16 a 26 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário