Rádio Monteiro - Online

Editora Alemã aprova livro de professor do IFPB Campus Monteiro

O professor do campus Monteiro, Éricson da Nóbrega Torres, doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB teve sua dissertação transformada em livro por editora para publicação na Alemanha, Inglaterra e EUA. Mas um trabalho que enriquece o acesso da Instituição e valoriza o ensino público.

A Geografia do trabalho assalariado rural na Paraíba: Um olhar para a atividade canavieira, é uma pesquisa que aborda a relação entre espaço agrário e trabalho assalariado na Zona da Mata paraibana. Ele parte da discussão sobre o desenvolvimento do capitalismo no campo e as origens do assalariamento com base nos autores clássicos (Marx, Kautsky e Lênin) para resgatar a evolução da organização do espaço agrário regional.

A dissertação do professor centraliza a atenção no trabalho assalariado desde suas origens aos dias atuais. Com base nos dados dos censos agropecuários analisa a evolução do trabalho assalariado rural na Zona da Mata entre 1985 e 1995, sua composição segundo a categoria e o sexo e sua distribuição espacial em 1995.

Sua base da pesquisa de campo focaliza as atuais condições de vida e trabalho dos operários assalariados da cana-de-açúcar, e busca entender a complementariedade existente entre campesinato e assalariamento através de um estudo de caso realizado num assentamento de reforma agrária, bem como a atuação atual do movimento sindical frente aos desafios impostos pelo sistema de trabalho na cana.

O professor resgata as perspectivas dos canavieiros e de seus representantes sindicais com relação à recente retomada da atividade sucro-alcooleira no rastro do aumento do preço do açúcar e das perspectivas de produção do etanol, bem como a percepção dos assalariados da cana de áreas de assentamento sobre a importância da atividade para a reprodução desse tipo de campesinato.

A pesquisa do professor Éricson da Nóbrega torna-se importante nesse contesto sociocultural que passa a discussão sobre a relação trabalho e mão de obra assalariada no campo, principalmente nos canaviais da Zona da Mata no litoral paraibano.

0 comentários:

Postar um comentário