Rádio Monteiro - Online

Edna Henrique entrega PSF e Programa Melhor em Casa à população de Monteiro

A prefeita Edna Henrique entrega oficialmente nesta quarta-feira, 9, às 16 horas, o Posto de Saúde da Família – PSF 09 e a sede do Programa Melhor em Casa.

A nova unidade de saúde, que leva o nome de Saul Lafayette Nobre Formiga, será entregue oficialmente nesta quarta-feira, mas, já está em pleno funcionamento desde o ano passado.

O PSF 09 está instalado próximo a Praça do Cemitério municipal e é dotado de recepção, consultório médico e odontológico, sala de enfermagem, vacinação, de esterilização e expurgo, procedimentos e curativos, nebulização e inalação, reunião e serviços coletivos, almoxarifado e abrigo especial para lixo hospitalar.

Já a sede do Programa Melhor em Casa, que leva o nome de Maria Aparecida Pereira do Nascimento, funcionará bem próxima ao PSF 09 e é um programa pioneiro na região do Cariri e um dos cinco primeiros municípios da Paraíba a oferecer mais uma importante ferramenta de interação entre população e serviços públicos de saúde.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado contextualizado a sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.

Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta.

O programa também ajudará a reduzir as filas no hospital, PSF’s e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.

Segundo a secretária de Saúde Anna Lorena o programa tem o apoio do Governo Federal e terá uma despesa mensal de aproximadamente R$ 40 mil.



0 comentários:

Postar um comentário