Rádio Monteiro - Online

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza três dias de cirurgias de Catarata

Estão acontecendo, desde as 7h da manhã desta segunda-feira 13, o Mutirão de Cirurgias de Catarata no Centro da Mulher. Esta é uma ação que já vem acontecendo há alguns anos através do serviço de oftalmologia do CEMED e CISCO (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental).

A Catarata é a opacidade parcial ou total do cristalino, geralmente de maneira progressiva. Trauma ocular e algumas doenças como o diabetes podem antecipar o desenvolvimento da enfermidade.

O tratamento para a catarata é sempre feita através de cirurgia que consiste na microfragmentação e aspiração do cristalino. No local da lente natural que foi removida é implantada uma lente (intraocular). Com o avanço tecnológico destas lentes também é possível a correção de erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia – vista cansada). Ao todo serão realizadas até a quarta-feira, dia 15, 200 cirurgias que possibilitam a melhora da visão dos pacientes.

Com responsabilidade e muito cuidado, todos os pacientes que são encaminhados para as cirurgias passam por exames pré-operatórios como exames de sangue e de risco cirúrgico, todos disponibilizados pela Central de Marcação da Secretaria Municipal de Saúde. Para que o paciente seja encaminhado para a operação, é necessário se dirigir a um PSF, passar por uma consulta com o médico que fará o encaminhamento para o oftalmologista seguindo assim a prescrição da cirurgia.

Para a secretária de saúde Viviane Ferreira a cirurgia beneficia o paciente em diversas áreas “A catarata reduz gradualmente a visão do paciente havendo até a possibilidade de cegueira, a intervenção cirúrgica possibilita a melhora significativa da visão cooperando, por exemplo, no trabalho e na melhor qualidade de vida.”

0 comentários:

Postar um comentário