Rádio Monteiro - Online

Projeto pioneiro em Assistência Farmacêutica é concluído em Monteiro

Um grupo de 20 atendentes de farmácia do município de Monteiro concluiu uma capacitação oferecida pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde. Com duração de dois meses, os participantes receberam treinamento com aulas teóricas dividas em 07 módulos. O curso teve o objetivo de melhorar o desempenho das atividades dos atendentes na entrega dos medicamentos na zona urbana e rural.

Segundo Francisco Nery Guimarães, que é coordenador da Assistência Farmacêutica e diretor responsável da Central de Abastecimento Farmacêutico, o principal intuito deste curso não foi apenas para a gestão da assistência farmacêutica nas unidades de distribuição, mas principalmente nas ações de cuidados com a saúde dos usuários no que se refere ao uso racional dos medicamentos promovendo a reabilitação de sua saúde.

Os programas abordados tiveram disciplinas de conceitos básicos, sistema gastrointestinal, metabolismo dos lipídios, anti-glicemiantes, anti-hipertensivos, anticoncepcionais/contraceptivos e antinflamatórios e antibióticos com aulas quinzenais de 3horas/aula por dia. Este Projeto de Capacitação dos Auxiliares de Farmácia que é pioneiro no país e foi recentemente apresentado ao Ministério da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário