Rádio Monteiro - Online

Governo inicia distribuição de vacina antirrábica para os municípios do interior

A 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS), sediada em Campina Grande, iniciou nesta segunda-feira (15) a distribuição das doses de vacina antirrábica para os 42 municípios que integram a gerência. O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal deste ano será no dia 17 de setembro, mas alguns municípios já estão iniciando a imunização dos cães e gatos na zona rural. A estimativa para os 42 municípios, realizada com base em campanhas anteriores, é que sejam imunizados 163.026 animais, sendo 117.162 cães e 45.864 gatos.

O município da 3ª GRS com o maior número de animas a serem vacinados é Campina Grande, com um total de 61.874, seguido por Queimadas, com um total de 7.853 animais. A campanha se estende até 17 de outubro e a meta é imunizar pelo menos 80% do total de cães, conforme informou a coordenadora de Imunização da 3ª GRS, Ana Maria Moraes. A distribuição começou nesta segunda-feira e, a critério de cada município, a vacinação na zona rural já pode ser iniciada, explicou a coordenadora. No Dia D, em todos os municípios devem ser instalados postos de vacinação na zona urbana.

Na semana passada aconteceu uma reunião com coordenadores da Vigilância Ambiental, Imunização, Atenção Básica e veterinários dos 42 municípios para que fossem repassados alguns informes sobre a campanha deste ano. A vacinação contra a raiva animal deste ano seguirá os mesmos critérios dos anos anteriores, conforme o Plano de Controle da Raiva no Ciclo Urbano, especialmente em cães, que são os maiores transmissores da doença. Apenas os frascos das vacinas sofreram alterações, passando de 25 para 20 doses, diminuindo assim o desperdício.

A vacina é o principal instrumento de prevenção e controle da raiva animal e daí a necessidade de que as metas sejam cumpridas e a importância do engajamento de todos, explicou a gerente regional da 3ª GRS, Tatiana Medeiros. A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus do gênero Lyssavirus e é transmitida aos seres humanos principalmente por meio da mordedura de animais infectados.

0 comentários:

Postar um comentário