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Educação de Monteiro reúne professores para tratar sobre as novas metas do PNAIC

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, no Anexo Tiradentes uma reunião com todos os professores da Rede Municipal de Ensino para tratar sobre as novas metas do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o ano de 2016 o PNAIC apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

Traçando objetivos e metas há 3 anos, os professores da Rede Municipal de Monteiro vêm obtendo êxito, estando assim acima da média nacional. Durante a reunião os professores tiveram a oportunidade de participar de oficinas divididas em teoria e prática e ainda receberam um kit com material de trabalho, analisaram as questões relativas a ANA como leitura, escrita e produção textual, incrementação das atividades para o aprendizado da matemática.

Segundo a Secretária de Educação do Município, Ana Lima, os professores sempre têm se dedicado às questões do letramento “Nossos professores buscam ensinar com amor e a maior dedicação e o resultado é mostrado através de nossas metas, onde a maioria das nossas escolas têm o objetivo de chegar aos 80% do letramento, enquanto que a meta nacional é bem abaixo.”

O cumprimento das metas do PNAIC é medido através da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), fundamental para aferir a qualidade de educação do Brasil. A pesquisa avalia o conhecimento de crianças em fase final do ciclo de alfabetização a fim de que todas as crianças até os oito anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática.





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