Rádio Monteiro - Online

Prefeitura de Monteiro intensifica combate aos casos de Dengue, Zika e Chikungunya

Com o objetivo de mais uma vez conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para a eliminação dos focos de proliferação do mosquito nesta época do ano, a Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma ação casa a casa com os agentes de saúde e procurando alertar a população através das redes sociais e emissoras de rádio.

Esta mobilização contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya nas casas é feita através da observação dos reservatórios de água, identificação de possíveis criadouros de mosquitos e demonstração à população sobre os cuidados que devem ser tomados para a eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Este ano estamos intensificando ainda mais esta ação para que possamos manter a cidade livre das doenças transmitidas pelo mosquito. A população também tem um papel importante na eliminação de criadouros e as medidas são muito simples: verificar se a caixa d’água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.”

A Secretaria de Saúde estará realizando essas mobilizações de forma constante, orientando a população para que tome os devidos cuidados, não deixando a água parada, que é o foco de proliferação do Aedes Aegypti. “Se a população juntamente com os agentes de saúde trabalharem juntos conseguiremos mais uma vez barrar essa doença”, disse Viviane Ferreira, Secretária de Saúde do município.

Dengue

A Dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectado.

Principais sintomas: dor atrás dos olhos, manchas vermelhas, dor nas articulações, náuseas e vômitos, dor de cabeça, sangramento no nariz e na gengiva, tontura, perda de peso, fraqueza e febre alta.

Zika Vírus

É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes Aegypti. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. O quadro de Zika é muito menos agressivo que o da dengue. Porém, o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças, como a microcefalia em bebês.
Principais sintomas: dor nas costas, febre baixa, olhos vermelhos, lesões com pontos brancos e vermelhos na pele, dor de cabeça, dor muscular e dor nas articulações.

Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença também provocada pelo mosquito Aedes Aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmite o vírus da dengue e da febre amarela. Felizmente a enfermidade não provoca complicações hemorrágicas, sendo, portanto, uma infecção menos fatal que a dengue.

Principais sintomas: dor de cabeça, dor muscular, febre alta, manchas vermelhas e dores intensas nas articulações dos pés e mãos.

0 comentários:

Postar um comentário