Rádio Monteiro - Online

Começa nesta sexta-feira o VIII Festival de Cultura Zabé da Loca em Monteiro

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, será palco de mais um evento que estimula o empreendedorismo cultural. É o VIII Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca, que mostrará, desta sexta-feira (24) a domingo (26), atrações da cultura popular, como violeiros e declamadores, e shows com bandas da Paraíba. O evento é promovido pela Prefeitura de Monteiro e este ano homenageia o cantor e compositor Carlos Antônio Bezerra da Silva, o Totonho, natural da cidade, que fará show nesta sexta-feira, na Praça João Pessoa.

Parceira no evento, a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, disse que o momento é das instituições que promovem a cultura e os empreendedores que trabalham para o setor se unirem para mostrar o que a cidade tem de melhor em produtos e serviços. O Festival Zabé da Loca está se consagrando como uma vitrine de projetos artísticos autorais e de reconhecimento aos poetas e músicos populares.

“Nós acreditamos que o evento só agrega benefícios à cidade, com essa mostra artística tão rica para o município, valorizando artistas locais. O Sebrae sempre apoiou e continuará apoiando a arte e a cultura como forma de promover a história do lugar, do Cariri paraibano, terra de muitos poetas e cantadores, e de estimular mais um setor produtivo. Vamos promover Zabé da Loca, Espedito de Mocinha e João de Amélia, além de outros que recebem o visitante com paixão”, falou Madalena.

A programação do Festival tem atrações locais como a banda de Monteiro, Pife Perfumado, que dá continuidade ao trabalho da mestre Zabé da Loca, mostrando instrumentos de sopros do Cariri. Em 2016, o evento homenageou o poeta popular Espedito de Mocinha, que também participará do evento este ano.

Totonho – Compositor, produtor e cantor, Totonho nasceu em 1964 na cidade de Monteiro. Foi vendedor de buchada de bode e assistiu a muitas cantorias de repentistas da região. Com nove anos de idade, Totonho montou a banda Os Renegados, que tocava com guitarra, bateria e outros instrumentos de lata. Em 1982 foi para João Pessoa e fundou o Musiclube da Paraíba, cooperativa de compositores por onde passaram Chico César e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Seu primeiro registro fonográfico saiu em 2001, fruto de parceria com a Trama, importante gravadora da época. Em 2005, lançou o segundo CD, Sabotador de Satélite, pela gravadora de mesmo nome. Participou de duas coletâneas internacionais da Nova Música Brasileira, selo Toten França, e o coletivo Hip Hop do Mundo, selo África Mundi/U.S., produzida pelo americano Malvin Gibson. Já fez shows pela Ucrânia, Londres, Bélgica, França, Guatemala, Portugal e Rússia, além de estar nos palcos de vários estados do Brasil.

Programação:

Sexta-feira (24)

Praça João Pessoa
21h – Maracagrande (Maracatu Campina Grande);
22h – Totonho e os Cabras – Participação de Dejinha de Monteiro e Os Fulanos;
23h – Cabruêra;

Sábado (25)

Feira Central (Beco da Oi)
8h – João de Amélia – música;
9h – Beato Vicente – teatro;
10h – Mazurca (coco de roda);
11h – Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa – violeiros;

Praça João Pessoa
21h – Escurinho (JP);
22h – Sandra Belê (Zabelê);
23h – Pife Perfumado (Monteiro);

Domingo (26)

7h – Visita à Rota do Cariri Cultural – “Entre Pedras e Veredas”
(saída da Praça João Pessoa e chegada por volta das 14h).

Serviço
Evento: 8º Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca
Data: sexta-feira (24) ao domingo (26)
Hora: a partir das 19h
Local: Praça João Pessoa, centro, Monteiro-PB

0 comentários:

Postar um comentário