MONTEIRO TV AO VIVO

Retomada do bombeamento de água da transposição segue sem previsão de retorno


Há cinco meses sem receber água da transposição do rio São Francisco, os açudes de Porções em Monteiro, Zé Tourinho em Camalaú, e Epitácio Pessoa, em Boqueirão, ambos no Cariri paraibano, seguem perdendo água em ritmo acelerado, e a retomada do bombeamento da transposição segue sem prazo definido para ser resolvida.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, disse que a situação ocorre por conta de um problema no reservatório de Cacimba Nova, em Pernambuco.

Na última quinta-feira (25), o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcelo Borges, disse ao procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Francisco Sagres Macedo Vieira, que o governo está providenciando o acionamento das bombas nas estações de bombeamento EBV-1 e EBV-2, em Pernambuco, e que, em breve, a água estará chegando ao município de Monteiro, de onde corre para ao rio Paraíba, desaguando no açude Epitácio Pessoa.

Outro manancial que depende do bombeamento da transposição é Acauã, que recebe água de Epitácio Pessoa, e está apenas com 7,16%, ou 18.122.013 m³ do total de 253 milhões que pode armazenar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.