“GATO”: Quatro pessoas são presas furtando energia na área rural do Sertão


Nesta terça (30) e quarta-feira (31), a Energisa, a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Criminal (IPC) realizaram uma ação de combate ao furto de energia na zona rural de Pombal, no Sertão da Paraíba. A perseguição aos “gatos” levou essas equipes a visitarem 200 fazendas, granjas, áreas de irrigação e residências. Vinte foram registradas irregulares e quatro proprietários foram presos flagrados por desvio de energia da rede.

A ação foi realizada pontualmente na região de Pombal, devido ao elevado número de denúncias. A quantidade de energia desviada nessa área, que chega a 44,5 GWh, equivale a 17,61% de toda a energia que abastece a cidade. Quantidade suficiente para atender mais de 1.100 unidades consumidoras por um ano. A ação foi coordenada pelo delegado de Polícia Civil, Ilamilton e o perito criminal Sergio Maia.

Para combater esse tipo de crime, o Departamento de Combate às Perdas da Energisa atua diariamente em busca dos “gatos” de energia. De acordo com o gerente do Departamento, Daniel Andrade, a prática leva a sobrecarregar usuários adimplentes.

“Todo mundo perde, pois parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os consumidores, mesmo aqueles que são honestos e pagam suas contas em dia. Além disso, o Governo do Estado deixa de arrecadar anualmente mais de R$ 35 milhões em ICMS, verba que poderia ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação para a população, por exemplo”, afirmou.

Em todo o Estado, mais de 75 pessoas já foram autuadas pela prática criminosa. O crime por furto de energia está prevista no artigo 155 e 171 do Código Penal, com pena de até quatro anos de reclusão e multa. Denunciar o furto de energia é simples e sigiloso. Basta entrar em contato com a Energisa de forma anônima pelo 0800 083 0196, pelo site, diretamente pela Agência de Atendimento da Energisa em qualquer cidade, pelo WhatsApp (83) 99185-3738 ou pelo app para smartphone Energisa On.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem