MONTEIRO TV AO VIVO

Produtor investe no cultivo de palma e gera emprego e renda em Monteiro


Um projeto pioneiro realizado na zona rural de Monteiro tem gerado emprego e renda para população. Tudo começou com o plantio 50 mudas de palma resistente a cochonilha no carmim, que hoje já chega a mais de 1 milhão de mudas.

O produtor rural Paulo Siqueira é o idealizador de todo o projeto. Em dezembro de 2006, Paulo Siqueira, proprietário de uma fazenda no Sítio Mocó, plantou cerca de 50 mudas de palma ‘Orelha de Elefante’ resistente às pragas, com o objetivo de investir na produção, já que na época todos os plantios na região foram dizimados pela praga cochonilha do carmim, e poucas pessoas ainda tinham plantio de palma.

“Comecei com 50 mudas de ‘Orelha de Elefante’, na época também incentivei outros produtores na plantação dessa palma, mostrando as potencialidades que essa palma iria nos trazer, poucos acreditaram no projeto. Hoje, eu tenho em minha propriedade mais de um milhão de mudas, que durante a seca foram mantidas através de irrigação, através de um sistema instalado, que conta com 12 poços artesianos e três cisternas de 50 mil litros cada”, contou o idealizador.


A palma Orelha de Elefante tem-se mostrado mais tolerante às condições de estresse hídrico e com maior produção de matéria seca (MS) por unidade de área quando comparada à palma miúda que, dentre as resistentes à cochonilha, é a mais conhecida pelos produtores. Todo o plantio realizado pelo produtor Paulo Siqueira é projetado, com espaço calculado entre as mudas, e também espaço para trânsito de veículos dentro da plantação, para facilitar o carregamento de caminhões.

Paulo contou ainda que já exportou mais de 82 milhões de raquetes para diversos estados no País, e que o projeto tem gerado emprego e renda na região. “Daqui, já exportamos mais de 82 milhões de raquetes de palma para o Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, também comercializamos aqui na Paraíba, e atualmente estaremos exportando 60 carreta de palma para o Estado de Sergipe, e isso tem gerado 30 empregos diretos aqui na fazenda”, disse.

Paulo Siqueira demostrou sua paixão pela agricultura. “Eu sou me considero um empreendedor e um produtor rural, minha principal atividade hoje é essa e tenho muito orgulho disso”, finalizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.