MONTEIRO TV AO VIVO

Escolas municipais de Sumé realizam atividades alusivas ao dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20), foi celebrado em todo o país, o Dia da Consciência Negra, uma data importante para a população afrodescendente. Em Sumé, o dia não passou despercebido, várias atividades foram realizadas nas escolas municipais.

Na Escola Gonçala Rodrigues de Freitas aconteceu a culminância do IV Projeto Valorização e Resistência da Cultura afro-brasileira, com palestras, apresentação de trabalhos e encenação do navio negreiro que foi usado para trazer mais de 11 milhões de africanos para serem escravizados na América.

Na Escola Presidente Vargas, os alunos trabalharam com a conscientização e a importância de refletir contra o preconceito. Os alunos viajaram para o município de Areia, no brejo paraibano, onde conheceram os engenhos e apresentaram aos colegas da escola.

Atividades foram desenvolvidas também nas demais escolas e creches do município, destacando a cultura afro-brasileira, permitindo a reflexão sobre as diferenças, mostrando que elas existem e que são necessárias para que a população tenha diversidade cultural.

Um dos objetivos é tentar abolir o preconceito, possibilitando aos alunos uma análise sobre suas ações em relação aos outros, de modo que prevaleça o respeito e a valorização de todas as etnias no contexto escolar.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.

A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.