MONTEIRO TV AO VIVO

Educação aprova proposta e Escola de Serra Branca ganhará nova fase do ensino médio

A Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia aprovou a proposta para a segunda fase de implantação do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca-PB.

Tecnicamente chamada de Proposta de Flexibilização Curricular, a PFC, está em curso desde o início do ano letivo de 2019 com a realização de quatorze ações pedagógicas desenvolvidas por estudantes e professores do tradicional educandário e do acréscimo de uma hora a mais de aula todos os dias.

A proposta para a etapa seguinte do Novo Ensino Médio, foi aprovada após várias rodas de conversas e consultas aos estudantes e de debates entre professoras e professores da Escola Senador José Gaudêncio. A versão final foi escrita e reescrita pelo comitê gestor do Novo Ensino Médio, coordenado pela Professora Cristina França

A partir de 2020, além da aprendizagem e do ensino através de disciplinas, o currículo escolar terá duas grandes áreas pedagógicas interdisciplinares, a de Ciências da Natureza e suas tecnologias e a de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, priorizadas a partir de uma ampla pesquisa com todos os estudantes da Escola.

“É hora de mudança”, disse o Professor de História Juarez Ribeiro, ao ressaltar que “e mudar é sempre um desafio, mesmo quando sabemos que novas propostas pedagógicas precisam ser construídas para fazer a Escola como um todo avançar, aqui e ali resistimos diante das novidades que se impõem”.

O Professor Inácio Mamede, de Física, destacou durante os debates sobre o Novo Ensino Médio que “cada um agora tem que se auto avaliar e se preparar para mais trabalho em equipe porque a realidade do mundo do estudante exige como prioridade questões interdisciplinares e concretas do dia a dia e não mais o ensino da pura teoria”.

Na última segunda-feira, 16 de dezembro, professoras e professores, em reunião com mães e pais de estudantes matriculados na Escola Senador José Gaudêncio, apresentaram o novo Projeto Político Pedagógico (PPP) do educandário, um desdobramento da proposta do Novo Ensino Médio, com os compromissos e metas para o ano de 2020.

No Projeto Político Pedagógico aprovado para 2020, o foco da Escola passa ser cada vez mais o protagonismo das juventudes desde a aprendizagem, com seus projetos de vida e de mundo, sua autonomia intelectual, maturidade emocional, exercício ativo da cidadania, compromisso com os Direitos Humanos e com a democracia, e a preparação para o mundo do trabalho e/ou para avançar nos estudos universitários.

O novo Projeto Político Pedagógico da Escola Senador José Gaudêncio continuará em processo de revisão com maior participação das pessoas envolvidas na Escola, ou seja, estudantes, professores, demais servidores, familiares de estudantes e a sociedade serra-branquense, tendo em vista inclusive a terceira etapa da implantação do Novo Ensino Médio em 2021.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.