MONTEIRO TV AO VIVO

Janeiro Branco: campanha destaca importância da saúde mental em Monteiro

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Realizado em Monteiro há vários anos, as ações convidam as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

A escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão.

Dessa forma, a campanha serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente. E para que isso seja possível, a Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro realiza diversas atividades como Distribuição de abraços, Rodas de conversa em todas as Unidades Básicas de Saúde, CEO, UPA e laboratório, Panfletagem, Distribuição de lacinhos, Acolhimento e muito mais.

Embora os psicólogos estejam à frente do movimento, por serem os profissionais que lidam com saúde mental, o Janeiro Branco busca envolver todos. Um empresário, por exemplo, pode reunir seus colaboradores para discutir o tema no ambiente de trabalho.

Nos Centros de Atendimento Psicossocial – CAPS I e ADIII a atenção e atendimentos serão redobrados, tendo em vista que estes órgãos são a linha de frente de referência sobre o assunto. No CAPS I as atividades já tiveram início nesta semana com a produção de cartazes com mensagens positivas e de incentivo aos que sofrem de depressão e ansiedade.

JANEIRO BRANCO – A OMS afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.