Nesta época do ano, com
o recebimento da segunda parcela do 13º salário, é o momento de milhares de
brasileiros irem ao varejo de rua, shoppings e no e-commerce em busca de
compras para o Natal.
Mas, neste período, os
consumidores devem redobrar a atenção já que quadrilhas especializadas em
aplicar golpes online e também no comércio de rua se aproveitam da pressa dos
consumidores em finalizar a lista de presentes para roubar dados pessoais e
causar prejuízo.
A aglomeração e a
distração na hora de pagar compras em comércios de rua criam o ambiente ideal
para que golpistas descubram a senha e troquem o cartão.
A Federação Brasileira
de Bancos (Febraban) alerta que, nesta época do ano, também são comuns
abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções
inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de
perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas de buscas e
stories (histórias) de redes sociais.
“Os artifícios são inúmeros, como mensagens
que afirmam que a conta do cliente está irregular, o cartão que ultrapassou o
limite ou ainda a necessidade da atualização de token. Com informações pessoais
dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de
segurança e desbloqueiam novos cartões”, alerta o diretor do Comitê de
Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Adriano
Volpini.