MONTEIRO TV AO VIVO

História de Monteiro


HISTÓRIA DA CIDADE
Antes de surgir oficialmente na história, Monteiro era uma área de fazendeiros e criadores de gado.
No final do século XVIII, algumas famílias lá se estabeleceram e, em 1800, Manoel Monteiro do Nascimento desmembrou uma área de sua fazenda, chamada Lagoa do Periperi, para construir uma capela consagrada a Nossa Senhora das Dores, distante 300 metros da margem do Rio Paraíba. A beleza do local foi atraindo habitantes e, em pouco tempo, havia ali um povoado que, em 1840, deixou de ser Lagoa do Periperi e passou a se chamar Povoação da Lagoa (havia apenas duas casas de telha na época).
Pouco tempo depois, em homenagem ao seu fundador, o povoado recebeu o nome de Alagoa do Monteiro. O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado pela Lei Provincial nº. 194, de 4 de setembro de 1865.
A cidade foi sendo erguida à margem do Rio Paraíba, que nasce na Serra do Jabitacá, a 24 quilômetros da cidade.
Tornou-se município por meio da Lei nº 457, de 28 de junho de 1872, com território desmembrado de São João do Cariri. O Município de Monteiro, que fica a 319 quilômetros de João Pessoa, está localizado na Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano, da qual é a parte mais característica. Limita-se ao Norte com o município de Prata (PB); Oeste, com Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); ao Sul, com São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e, ao Leste, com Camalaú e Sumé (PB).
Com uma área de 1.009,90 Km², Monteiro é o maior município do Estado. Segundo o Censo de 2000, tem uma população de 27.687 habitantes e possui uma bacia hidrográfica formada por um rio temporário, o Paraíba, e quatro açudes: Pocinhos, com capacidade para armazenar 5.900.00m³ de água; Poções, 29.106.000m³; São José, 3.000.000m ³; e Serrote, 3.000.000m³. Significado do Nome 28 de Junho Aniversário da Cidade hspace=0 CARACTERÍSTICAS Clima Semi-árido Temperatura Média 22º C hspace=0 COMO CHEGAR Localização Ao sul do Estado da Paraíba. Limites Norte – Prata (PB); Oeste – Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); Sul – São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e Leste – Camalaú e Sumé (PB).
Acesso Rodoviário Por João Pessoa e Campina Grande – pela BR 230, até a Praça do Meio do Mundo.
A partir desse ponto, toma-se a BR 412. Distâncias 319 km da Capital TURISMO Monteiro é uma cidade de forte veia artística e potencial turístico.
Na última década, o apoio à divulgação e ao fortalecimento dessa vocação foi eficaz – e hoje a cidade é considerada um pólo cultural e turístico da região, com capacitação permanente e realização de vários eventos, oficinas, cursos e encontros.
Um grande passo rumo ao desenvolvimento do turismo em Monteiro foi dado com a inclusão do município entre as 24 cidades brasileiras que terão o subsídio do Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC) para se firmar como destino turístico no país.
O Movimento é inspirado nos conceitos e ideais do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável (FMT), cuja base é a utilização do turismo como ferramenta para o crescimento econômico, social, cultural e ambiental de um país.
O trabalho consiste em “revisitar” 24 destinos turísticos brasileiros, identificando festas, comemorações e manifestações tradicionais de cada lugar. Depois, uma equipe da ONG faz um diagnóstico do município e de todo o seu potencial turístico e cultural. A partir de então, conta com recursos para desenvolver trabalhos nessas vertentes. Principais Pontos Turísticos Museu que encanta os visitantes No Museu Histórico de Monteiro, a história da cidade é contada por meio de fotos, livros, revistas, mobiliário e peças diversas, resgatadas de antigos baús e porões empoeirados para costurar a trajetória monteirense desde fins do século XIX até as décadas mais recentes.
Organizado pelo professor Balduíno Lélis de Farias, o Museu foi inaugurado em 28 de junho de 2001 e cresce diariamente com as doações da população. Considerado um valoroso guardião da memória monteirense, o museu recebe visitas freqüentes (o livro de visitas já conta com cerca de 12 mil assinaturas). Exposições itinerantes, atendimento público das terças-feiras aos domingos e programas de integração com as escolas e a sociedade local são algumas das estratégias usadas pela equipe do Museu Histórico de Monteiro para divulgar o seu acervo, que soma 1.090 peças. EVENTOS Informações Úteis Prefeitura Municipal de Monteiro. comunicacao@monteiro.pb.gov.br (83) 3351-1515 (83) 3351-1515 220 Volts Hospital - Fone: (83) 3351-2204 (83) 3351-2204 Banco do Brasil End: Av Parque das Águas 143 Fones: (83) 3351-2341 (83) 3351-2341
Tecnologia do Blogger.