Repórter Junino aproxima alunos do Decom ao exercício da prática jornalística.

Estudantes vivenciam a prática da cobertura jornalística em grandes eventos.
A edição 2012 do Maior São João do Mundo de Campina Grande está chegando ao fim, e com isso se aproxima mais uma conclusão do projeto da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Repórter Junino, que oferece aos alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo à oportunidade de trocar experiências com o exercício da futura profissão. Até então foram mais de três semanas onde os estudantes, orientados pelos professores do Departamento de Comunicação (Decom), informaram através das ferramentas das novas tecnologias vários acontecimentos que envolvem a maior festa popular do Brasil.
Idealizador e coordenador do projeto do Departamento de Comunicação da UEPB, professor Fernando Firmino, avalia a 8ª edição como a melhor até então. Segundo ele, durante todos esses anos foi-se adquirido tal nível de maturidade entre os participantes e organizadores que fez com que os problemas de rotina não interferissem no bom andamento das atividades, culminando no sucesso deste ano.
Melhorias consideráveis na infraestrutura e a manutenção do sistema de redação em nuvem, com dos dados sendo armazenados na internet, possibilitou o desenvolvimento dos trabalhos completamente on-line, permitindo também a prática do jornalismo móvel com várias transmissões ao vivo sendo executadas a partir do uso de tablets ou smartphones já projetando a plenitude de seu funcionamento para 2013.
As mídias tradicionais, e de grande porte reservam maiores espaços aos artistas de renome, relegando a um terceiro plano os menos conhecidos, ou até mesmo os locais. Segundo Fernando Firmino, o www.reporterjunino.com.br se coloca como espaço alternativo para esses profissionais. Para ele, tal atitude tem tornado o portal como referência no setor para toda a população do estado.
Durante a edição de 2012 do Maior São João do Mundo, no último dia 12, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Campina Grande uma Moção de Congratulações ao Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) pela realização do Projeto Repórter Junino. A propositura tem a autoria do vereador Fernando Carvalho (PTdoB).
Histórico
O Repórter Junino foi lançado oficialmente em 3 de junho de 2005 pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Miranda Cabral para cobertura, na modalidade jornalismo digital, do São João de Campina Grande.
No início, uma turma com cerca de 30 alunos da disciplina de Novas Tecnologias da Comunicação buscava aliar os ensinos da teoria vivenciada na Universidade com a prática do jornalismo, utilizando os festejos juninos como laboratório de produção.
A combinação de cultura popular com as novas ferramentas digitais de produção, distribuição e circulação de informações fez emergir uma das mais inovadoras iniciativas para a formação cultural, técnica, ética e comunicacional de centenas de estudantes do curso de Comunicação.
Durante esses sete anos, mais de 500 alunos já participaram do projeto, além de estudantes também de outras instituições como a Faculdade Integrada de Patos (FIP), Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (CESREI), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Na edição deste ano, 12 estudantes e uma professora do Curso de Comunicação Social da UFBA se integrarão ao projeto na cobertura do São João em Campina. Os alunos participantes terão a oportunidade de produzir reportagens multimídia, gravação de programas radiofônicos para distribuição em podcasts na web rádio junina, além da produção de programas para a Web TV junina. Os professores do Decom farão o acompanhamento dos alunos nas rotinas diárias de produção e edição, transformando essa iniciativa num laboratório de jornalismo digital.
Os estudantes selecionados terão à sua disposição duas redações que abrigarão as equipes para a cobertura do evento tanto na Vila da Imprensa, local cedido pela Prefeitura de Campina Grande para os órgãos de imprensa instalados no Parque do Povo, como também no Laboratório Multimídia do Projeto Rede Viva do Departamento de Comunicação da UEPB.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado