Flávio José foi a principal atração, e colocou os forrozeiros pra dançar.
Serão mais de 500 apresentações e mil horas de forró.
Depois do trio, o espetáculo A festa do cangaço prendeu a atenção do público com apresentações de grupos folclóricos de dança. Jairo Madruga, que há 28 anos participa dos festejos campinenses, foi o responsável este ano por cantar a música que anunciava a chegada dos fogos e a abertura oficial do São João 2012. A tradicional queima de fogos de artifício aconteceu à meia-noite e o show pirotécnico durou quinze minutos, encantando os visitantes.
No palco principal, a festa começou às 21h. São dois palcos montados, onde os artistas se revesam para a música não acabar e nenhum forrozeiro ficar parado. Nas três ilhas de forró e na Pirâmide Jackson do Pandeiro, os trios arrancaram os primeiros passos de dança a partir das 20h, e esse é o horário de início para todos os outros dias.
O empresário Epitácio Dantas mora em João Pessoa, mas todos os anos está no parque do povo e o motivo ele diz que é a culinária. “Se o ano terminar sem que eu tenha vindo a Campina passear e saborear um mugunzá, um milho verde, um bode com cuscuz, o ano pra mim não foi bom”, garantiu. A culinária é realmente um ponto alto da festa na cidade. Muitos dos grandes restaurantes mantêm uma filial no parque do povo e com a mesma estrutura da sede do estabelecimento.
festa desde a abertura.
Homenageado
A edição deste ano reverencia Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012. Uma casa cinematográfica, denominada Casa de de Gonzaga, foi construída e é uma réplica da residência em que ele morou na cidade de Exu, Pernambuco. O local é uma espécie de museu com algumas obras do artista expostas. Flávio José iniciou seu show cantando sucessos de Gonzaga.
Estrutura
A festa é realizada em um espaço de 42,5 mil m². Além dos palco duplo principal, das ilhas e da pirâmide, existem 98 quiosques, 80 camarotes e 150 barracas. O São João também acontece nos distritos de São José da Mata e Galante. A prefeitura da cidade estima que cem mil pessoas estiveram no parque do povo no dia da abertura e acredita que no fim 2 milhões de visitantes terão passado pelo local. A festa começou nesta sexta e vai até o dia 1 de julho.
Entre as atrações que ainda se apresentarão no palco principal do quartel general do forró, como passou a ser chamado o parque do povo, estão Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Amazan, Santanna, Zé Ramalho e Garota Safada, entre outros.
Palco principal
02/06
Forró Fest – Rede Paraíba de Comunicação
Forró 3 Desejos
Cavalo de Pau
03/06
Cia. de projeções folclóricas
Dominguinhos
Liv Moraes
Garota Safada
categoria
Entretenimento