As alunas do Programa Mulheres Mil Campus Monteiro estiveram em Santa Cruz do Capibaribe-PE, conhecida como polo de confecção do Agreste pernambucano, uma das cidades que faz parte do ciclo da APL (Arranjo Produtivo Local).
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio Empresarial) (2005), APL’s são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
O APL do Agreste de Pernambuco abriga mais de 12.000 micros e pequenas empresas, que fabricam e exportam variados tipos de roupas, como: moda íntima, surfwear, streetwear, moda feminina, cama, mesa, banho, moda infantil, para todo o Brasil, países da América do Sul, África e da Ásia.
Participaram do evento as gestoras do Programa: Ana Paula Arnaud e Fabiana Pereira Sousa; a gestora estadual: Sandra Alves e a jornalista do IFPB: Íris Souto Maior.
O objetivo da viagem foi a visita à fábrica JOGOFFI que trabalha na fabricação de blusas, tops, camisetas e cuecas, foi conhecido todo o processo fabril, desde a aquisição da matéria-prima, seu armazenamento, corte, costura até a embalagem final do produto e sua distribuição para os varejistas.
Outro ponto de visitação foi o Moda Center, shopping de comercialização das confecções fabricadas naquele município e regiões circunvizinhas. As alunas puderam observar o preço e forma de comercialização das peças como também sua variedade.
De acordo com a gestora Ana Paula Arnaud, a viagem transcorreu com total normalidade; as alunas puderam aproveitar bastante para adquirir noções sobre empreendedorismo e comercialização dos produtos que poderão produzir e comercializar ao final do curso.
Veja mais fotos das Mulheres Mil:
categoria
Monteiro