Os números apontam para o fortalecimento do turismo rural que na Paraíba encontra espaço para discussões e divulgação de empreendimentos e roteiros com a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), nos dias 30 e 31 de agosto e 1° de setembro, em Campina Grande. No Estado, além dos já tradicionais trajetos da Civilização do Açúcar (um passeio pelos engenhos, que mostra a importância da cana para a história dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e das imagens cinematográficas de municípios do Cariri, o interior da Paraíba revela inúmeras histórias e experiências que podem ser desfrutadas pelos turistas.
“Há inúmeras alternativas para o turismo rural. Os empreendedores estão cada vez mais se aperfeiçoando para oferecerem atrativos de qualidade”, completa Regina. Além dos atrativos do Brejo, destacam-se ainda Cabaceiras, no Cariri, com belas paisagens, gastronomia e rico artesanato. “No Sertão, Matureia e Sousa também recebem bem o turista. Já no Curimataú, Araruna e seu Parque da Pedra da Boca têm boas condições de receber os visitantes. Há belezas e atrativos em todas as regiões da Paraíba”, completa.
Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, não só a Paraíba, mas todo o Nordeste tem uma grande potencialidade no turismo rural. “Em todos os estados nordestinos, há belezas naturais, culturais, rica gastronomia e religiosidade”, afirma a gestora. Segundo ela, esse turismo deve ser integrado.
Feira fomenta turismo rural e espera gera R$ 2 milhões em negócios
Para fomentar novos negócios e apresentar os roteiros turísticos pelo interior, será realizada a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Campina Grande. O evento deverá gerar cerca de R$ 2 milhões em negócios e reunirá 40 expositores de todo o Nordeste. De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba e coordenadora do evento, Regina Amorim, o evento tem um importante papel de integração dos estados nordestinos para o crescimento do turismo rural na região.
Cerca de quatro mil pessoas devem visitar a Feira e conhecer de perto produtos e serviços de agências de viagens e receptivo, hotéis-fazenda, equipamentos rurais (pousadas, hotéis e restaurantes), roteiros turísticos da região Nordeste, empresas da área de turismo de aventura, agronegócios e artesanato. Paralelamente a Ruraltur também serão realizados a 8ª Rodada de Negócios e o 3ª Seminário Nordeste de Turismo Rural. Para participar do Seminário, é preciso se inscrever previamente. O evento é uma iniciativa das unidades do Sebrae no Nordeste, Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e FIEP. Mais informações pelo telefone (83) 2108-1256.
categoria
Paraíba