Ontem, quinta-feira (09), a Associação Cultural de Zabelê (ASCUZA), juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Zabelê-PB, abriram a Exposição “SOB OS SIGNOS DAS BOIADAS” em Zabelê-PB, que trata da tradição dos ferros de marcar gado e dos ofícios do ferreiro e do vaqueiro.
A exposição é fruto de uma pesquisa desenvolvida no IPHAN-PB por meio do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e que já esteve aberta em João Pessoa e em Sousa, está agora em Zabelê,e ficará conosco até o dia da Pega de Boi, em Outubro. Mostrando o dia a dia do Vaqueiro e do Ferreiro, as fotografias, os painéis, os instrumentos e os vídeos deixam de forma viva a arte de ferrar o gado.
No evento de abertura, contamos com comidas e bebidas típicas e com a presença dos técnicos do IPHAN-PB, e com apresentações musicais de Jaelson Farias, Pedro Aboiador, Sandra Belê, e um Trio de Forró Pé de Serra.
Terá como dia fixo para exibição todas as sextas-feiras, nos horários: 08:00-12:00 / 14:00-18:00. E para visitas fora desse horário, pedimos que entram em contado com Jefferson:jeffersonzabele@gmail.com - Yara: yara.zabele@gmail.com - Anaely:anaelyzb@gmail.com ou através do telefone (83) 3303-1001.
categoria
Região