Para o reitor em exercício, professor  Aldo Maciel, o índice é significativo e um grande referencial de  qualidade da UEPB, fruto de uma política  séria de expansão e  consolidação das suas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
O RUF é uma listagem inédita das  universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao  ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências  avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de  pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de  pesquisadores renomados.
Os indicadores que compõem a fórmula do  RUF são qualidades de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação de  mercado e indicador de inovação. Para chegar aos dados finais, o  Datafolha entrevistou pesquisadores do Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de gerentes e  profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e  instituições brasileiras de todo o país.
Para o ranking geral, foram consideradas  apenas as universidades que são instituições mais completas, com ensino  e pesquisa em diversos campos do conhecimento e que cumprem as  exigências mais rígidas em termos de organização de instituição de  ensino superior. O ranking geral contou com 232 universidades  classificadas, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191  universidades (instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino,  conforme definição do MEC). Em nível nacional, que reúne universidades  estaduais, federais e privadas, a UEPB obteve a 84ª posição.
Metodologia
O Ranking Universitário Folha consultou  597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a  maior agência de fomento à ciência do país. Também foram ouvidos 1.212  responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e  outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais  formam no país, como Administração e Direito.
Os dois grupos - o de pesquisadores e o  de especialistas em mercado de trabalho - listaram as instituições de  ensino consideradas melhores por eles (universidades, faculdades ou  centros universitários) na área em que atuam profissionalmente. As  instituições que tiveram pelo menos três menções nas entrevistas feitas  pelo Datafolha foram consideradas na classificação.
categoria
Educação