Enem 2012: veja dicas para se dar bem na prova de inglês


Exame será realizado em 3 e 4 de novembro; serão cobradas cinco questões de interpretação

 Além de responder questões sobre matemática, história, física, biologia e português, entre outras disciplinas do ensino médio, no segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado em 4 de novembro, os participantes irão responder cinco questões de língua estrangeira, de acordo com a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
Diferentemente de alguns vestibulares do País, o Enem costuma avaliar os estudantes na prova de língua estrangeira com leitura e interpretação de textos.
Segundo a coordenadora da escola de inglês Flash! Idiomas, Allyne Turano, a prova de inglês é um reflexo do que os alunos estudaram no ensino médio.
— As questões desenvolvidas no Enem fazem parte dos parâmetros curriculares nacionais. No ensino médio, os professores prezam muito por interpretação. A gramática é explicada por meio de textos.
A coordenadora explica que o Enem baseia suas perguntas em textos curtos, às vezes, com poemas ou até músicas.

— São questões mais visuais. Desta forma, ampliam o assunto que está sendo abordado, sempre atuais e recorrentes em nosso cotidiano. Em edições passadas, caíram questões sobre tecnologia, objetivos do milênio e letras de músicas.
Preparação e estudos
Caso o aluno não tenha feito curso de inglês ou não se sinta tão seguro em relação a língua, a melhor forma para se preparar é buscar as provas anteriores do Enem. Para Allyne, isto pode facilitar nos estudos e ajuda a ter um melhor contato com o idioma.
— São sempre cinco questões com textos curtos. Se preparar lendo alguns textos e ver questões de outros vestibulares similares também auxilia.
Para Allyne, é fundamental ler os textos com tranquilidade e sem pressa para não cortar o caminho atrás das respostas.
— É importante ler as questões com calma em qualquer prova de inglês, ou até mesmo em espanhol, e não procurar a solução da pergunta no contexto apresentado. Às vezes, o que a questão pede pode estar no texto, em outros casos não. É necessário a interpretação sem tentar adivinhar a resposta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado