A posse do novo membro do Tribunal Pleno será nesta terça-feira, às 16h, no Palácio da Justiça. Pela manhã, às 10 horas, haverá uma missa em Ação de Graças na Basílica de Nossa Senhora das Neves.
O juiz Leandro dos Santos ocupava o cargo de Juiz-Auxiliar da Presidência do TJPB. Disse, ao agradecer a escolha pelo Pleno, que aquele momento representava o coroamento de sua carreira de Magistrado.
“Ao chegar à Magistratura, sabemos que vamos ter uma longa carreira pela frente, com degraus a cumprir, a começar por juiz-substituto, de 1ª e 2ª entrâncias e, finalmente o acesso ao Tribunal, que agora reconhece meu trabalho de dedicação ao longo de quase três décadas” frisou ele.
A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti ressaltou, na ocasião, que a escolha da lista tríplice com os nomes dos juízes Leandro dos Santos, Wolfran da Cunha Ramos e Miguel de Brito Lira, respeitou os critérios objetivos e claros exigidos na lei, destacando a qualidade na prestação jurisdicional, produtividade, a presteza no exercício das funções e o aperfeiçoamento técnico da condulta pública e privada, em consonância com a Resolução 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A sessão foi presidida pela desembargadora Maria das Neves do Egito Duda Ferreira, vice-presidente do TJPB. Na oportunidade, ela destacou a qualidade dos magistrados indicados.
“Temos que nos orgulhar diante de nossos jurisdicionados”, ressaltou, lembrando a trajetória de Leandro dos Santos e sua dedicação no exercício de suas funções, que vão desde atividades jurisdicionais às administrativas. O corregedor Geral de Justiça, desembargador João Alves Filho, enalteceu o nível de competência de cada um. Reiterou que todos preencheram as condições necessárias para integrar a Egrégia Corte, e destacou as qualidades do novo membro do TJ: inteligente, competente, e probo.”
O mais novo membro do Tribunal de Justiça, ainda em sua fala de agradecimentos, disse que vai se empenhar cada vez mais ao trabalho e até com mais dedicação.
“O julgamento colegiado tem as suas especificidades. Antes eu julgava sozinho na minha convicção de juiz,e a partir de agora tenho que julgar com essa mesma convicção, mas sabendo que o julgamento é colegiado e que temos de compreender essa forma diferenciada de prestação jurisdicional, “ ressaltou Leandro dos Santos.
O desembargador Leandro dos Santos ingressou na Magistratura em junho de 1988, após aprovação em concurso, obtendo a primeira colocação. Assumiu o cargo de juiz de Direito na comarca de Brejo do Cruz.
De lá foi promovido para a comarca de Patos, sendo em seguida, removido para o juizado substituto de 3ª Entrância, em Campina Grande. Em setembro de 1998 chegou à comarca da Capital.
categoria
Paraíba