A produção de grãos sofreu uma queda de 94%
As duas maiores produções em grãos do Estado (milho e feijão) registraram fortes retrações. O milho terá produção de apenas 7,5 mil t ante 97 mil t do ano passado, enquanto o feijão de pouco mais de 4,9 mil t contra 44,7 mil t de 2011.
O peemedebista defende que o trabalho de acompanhamento das ações emergenciais como antecipação de benefícios, implantação de cisternas, reforço da distribuição de água por carro-pipa, linha especial de crédito para pequenos e médios agricultores e redução do valor da saca do milho na região do semiárido, realizado pelos comitês seja de no mínimo seis meses, caso o quadro climático não seja alterado.
O senador já garantiu via o Ministério da Integração Nacional o pagamento de várias parcelas, de R$ 80, do Bolsa Estiagem aos pequenos agricultores paraibanos. Vital tem sido uma voz do nordestino no Senado Federal que sofrem os efeitos da longa estiagem. O parlamentar paraibano, o apresentou Projeto de Lei no Senado que dispõe sobre o Fundo Financeiro de Apoio aos produtores rurais atingidos pela estiagem. O Fundo destina-se ao pagamento de ajuda financeira não reembolsável aos pequenos produtores rurais privados de condições de subsistência, devido à perda total ou parcial da produção agropecuária familiar, que se encontre em áreas atingidas por estiagem em todo o país.
Cana-de-açúcar tem redução de 5,4% - A safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13 deverá reduzir em 5,4% no estado da Paraíba, segundo levantamento da Conab, também divulgado ontem. A produção deverá cair de 6,7 milhões de toneladas para 6,3t milhões.
Aflito com a falta de uma política de incentivo fiscal para a produção de etanol no Estado o senador Vital lembra que o Governo da Paraíba podia tomar como exemplo a atitude do governo gaúcho que vai anunciar ainda esse ano um programa de incentivo ao etanol, com ICMS menor para produtores e usinas de biocombustível. “A intenção é estabelecer um cenário que oriente e proteja os consumidores de etanol, buscando alternativas para o aumento da produção e ainda contribuindo para a definição de um marco regulatório estável com um conjunto de normas e leis para regular o funcionamento deste setor produtivo”, disse Vit
categoria
Paraíba