A principal suspeita
sobre o que levou o avião da VOEPASS (antiga Passaredo), que fazia a rota
Cascavel (PR) - Guarulhos (SP), a cair foi a formação de gelo na região da rota
operada pelo avião durante o voo. A aeronave caiu na cidade de Vinhedo, no
interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.
O avião que caiu era um
ATR 72-500. O modelo tem um histórico de desafios em relação à aderência de
gelo severo, como o registrado nesta quinta-feira.
Alguns aviadores, sob a
condição de anonimato, afirmam que o piloto da aeronave que sofreu o acidente,
inclusive, pediu ao controle de voo para descer de altitude por causa do gelo.
Ainda não está claro se ele conseguiu descer antes de perder o controle do
avião.
O gelo que se forma no
céu se acumula na asa e tira a sustentação da aeronave, ou entope os tubos de
Pitot que levam referência de velocidade para os instrumentos. Esse, por
exemplo, foi o principal fator contribuinte para o acidente com um modelo
Airbus A330 da Air France que caiu perto de Fernando de Noronha.