Série B de 1986: clubes formam comissão para tentar reconhecimento do título pela CBF

 

Treze, Torneio Paralelo de 1986 — Foto: Reprodução/Retalhos Históricos de Campina


Treze, Central, Criciúma e Inter de Limeira se uniram buscando a homologação da conquista. O presidente do Galo destacou o papel de Michelle Ramalho, vice da CBF, nas tratativas


Mesmo após quase 40 anos, a Série B do Campeonato Brasileiro de 1986 segue em pauta para TrezeCentralCriciúma e Inter de Limeira, que almejam o reconhecimento do título nacional. No entanto, depois de diversos capítulos, essa história pode estar próxima do fim. Segundo o presidente do Galo, Artur Bolinha, os clubes formaram uma comissão para tentar a homologação da conquista junto à CBF.

O principal pedido dos clubes é que a entidade reconheça o Torneio Paralelo como a Série B do Campeonato Brasileiro de 1986. Atualmente, com a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, como vice da CBF, o Treze voltou a dialogar com a entidade para tentar a homologação do título junto aos demais times que buscam o reconhecimento, é o que afirma o dirigente do Galo.

— Formamos uma comissão, esses quatro clubes, e fizemos a gestão junto à CBF, na época do presidente Ednaldo, para que pudesse ser reconhecido. Com a chegada do novo presidente e com Michelle como vice, voltamos a conversar e estamos aguardando uma posição. De repente, no centenário, a gente consiga ter esse presente para que a torcida possa comemorar com o reconhecimento da CBF — afirmou Bolinha.

Um dos últimos registros dessa história foi em novembro de 2023, quando o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, afirmou que solicitou à CBF, junto ao então presidente Ednaldo Rodrigues, a realização de um torneio para definir o campeão da competição; porém, a sugestão não prosseguiu. Na época, o presidente do Treze afirmou que a ideia não fazia sentido.

Como funcionou o Torneio Paralelo de 1986

A própria criação do Torneio Paralelo pela CBF foi polêmica. Inicialmente, a competição teria a participação de 24 times - 22 deles vindos dos campeonatos estaduais, e mais Goytacaz (vice-campeão da Taça de Prata de 1985) e o Pelotas (pelo ranking do Brasileirão do ano anterior).

A confusão começou depois que a Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) indicou o Americano na vaga que seria do Campo Grande. Após muitos protestos, a CBF decidiu conciliar todos os interesses (algo comum na época) e decidiu convidar mais 12 clubes.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado