A Câmara Municipal de Monteiro aprovou, nesta quinta-feira (18), o Requerimento nº 390/2025, de autoria da vice-presidente da Casa, vereadora Rosa Aleixo, solicitando que a prefeita Ana Paula encaminhe a criação da Secretaria da Mulher no âmbito da gestão municipal.

Na justificativa, a parlamentar destacou que a nova pasta teria como principal objetivo promover políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres, atuando no combate à desigualdade de gênero, na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e no fortalecimento de ações de acolhimento e orientação, sobretudo para aquelas em situação de vulnerabilidade social.

Rosa Aleixo ressaltou que a criação da Secretaria representa um passo significativo para consolidar avanços no município. “Uma autarquia dessa natureza possibilita a construção de políticas permanentes que valorizam e protegem a mulher, ampliando a rede de suporte e dando voz às demandas femininas dentro da gestão municipal”, afirmou.

Além de representar um marco histórico, a instalação da Secretaria da Mulher em Monteiro contribuiria para a efetivação de programas de amparo psicológico, jurídico e social, integrados com outras áreas da administração, como saúde, educação e assistência social.

A vice-presidente da Câmara frisou ainda que a medida reflete um compromisso da Casa Legislativa com o fortalecimento da cidadania feminina e com a promoção da igualdade, reforçando o papel de Monteiro como referência em políticas públicas inclusivas.

PRESIDÊNCIA 



A vereadora Rosa Aleixo voltou a presidir parte da sessão legislativa desta quinta, em virtude de outros compromissos alusivos à própria Câmara, pelos quais o presidente Juraci Conrado teve que se ausentar, mas ocasião na qual fez questão de mais uma vez confiar a presidência da Casa, à vice presidente com total tranquilidade.

BLOG DO FÁBIO BRITO